Topo

Em premiação de Gramado, Luiz Carlos Barreto repudia tentativa de golpe

Mariane Zendron

Do UOL, em Gramado (RS)

16/08/2015 00h10

Convidado ao palco do Festival de Gramado para entregar algumas estatuetas para concorrentes de longas-metragens, Luiz Carlos Barreto, o Barretão, defendeu a democracia e se disse contra os que "planejam um golpe no país". O produtor foi aplaudido pela maioria da plateia, mas era possível ouvir algumas vaias.

A cerimônia começou com 40 minutos de atraso e contou com a presença de Mariana Ximenes e Vladimir Brichta, protagonistas de "Um Homem Só", filme premiado com melhor fotografia.

O prêmio de melhor longa estrangeiro foi para o argentino "La Salada", de Juan Martin Hsu. O melhor curta-metragem foi para o gaúcho "O Corpo", de Lucas Cassales, protagonizado pelo uruguaio Cesar Troncoso. Matheus Nachtergaele ganhou o prêmio de melhor ator de curta por "Quando Parei de Me Preocupar Com Canalhas".

A banda Rock de Galpão, de Porto Alegre, embalou a noite nos intervalos da premiação. O grupo musical participou de uma homenagem ao Teixeirinha, astro e produtor do cinema nacional.

Ao longo de oito dias de competição, foram exibidos no Palácio dos Festivais 15 curtas-metragens brasileiros, oito longas brasileiros e sete longas de países como Cuba, Equador, Argentina, Uruguai, Costa Rica e México.