Cinema

Festival de Curtas de SP discute mobilidade urbana e condição da mulher

Reprodução
Cena de "Em Trânsito", curta-metragem de Marcelo Pedroso imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

Em uma semana em que um dos assuntos mais discutidos foi a redução da velocidade nas marginais da capital paulista e suas consequências, o 26º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que se realiza de 20 a 30 de agosto, dá destaque para o tema da mobilidade urbana.

"Cada vez mais, os deslocamentos dentro dessa infinidade de caminhos preocupam e proporcionam novas formas de usufruir a cidade e de refletir sobre seus problemas. Por isso, esse é um dos focos de nossa programação nesta 26ª edição", diz a diretora Zita Carvalhosa, em comunicado no site do evento.

A questão será apresentada em filmes de diferentes países e ano de produção reunidos em três programas especiais: Carro - Um Trajeto, Personagens em Deslocamento e Mobilidade Humana.

Já nesta quinta (20), o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Cine Olido exibem os programas Carro: Um Trajeto e Personagens em Deslocamento, respectivamente. No primeiro programa, "Motorista" mostra o caos nas cidades por conta do crescimento da indústria automobilística. "Em Trânsito", de Marcelo Pedroso, traz um homem pobre em Recife acompanhando as transformações urbanas sem que possa participar delas.

Outro destaque está na seleção de curtas italianos patrocinados pela grife Miu Miu, que segundo a diretora do evento "traz um olhar afiado sobre a condição da mulher". Um desses filmes é "Muta", de Lucrécia Martel, no qual uma elegante e bela tripulação de criaturas femininas emerge na forma de insetos. Já Zoe Cassavetes faz um curta dentro do toalete feminino. 

26º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE SÃO PAULO
QUANDO: DE QUI. (20) A DOM. (30)
ONDE: DIVERSAS SALAS
QUANTO: GRÁTIS
PROGRAMAÇÃO COMPLETA E ENDEREÇOS:  kinoforum.org.br/curtas/2015  

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo