Topo

Ed Helms teve medo de decepcionar Chevy Chase em novo "Férias Frustradas"

Eduardo Graça

Colaboração para o UOL, de Atlanta (EUA)

10/09/2015 06h15

Durante anos, “Ferias Frustradas” foi presença obrigatória na programação da “Sessão da Tarde”. A comédia protagonizada por Chevy Chase e Beverly D’Angelo em 1983, com roteiro de John Hughes e um ainda adolescente Anthony Michael Hall (que nos anos seguintes participaria dos sucessos “Clube dos Cinco”; “Gatinhas e Gatões” e “Mulher Nota Mil”, todos de Hughes), foi também um dos filmes que fizeram Ed Helms decidir tentar a sorte como ator.

Trinta e dois anos depois, e com participações especialíssimas de Chase, D’Angelo e Chris Hemsworth, Helms, o Stu da franquia “Se Beber, Não Case!” encarna o papel que foi de Michael Hall, o mesmo Rusty Griswold, agora quarentão, ainda com um coração enorme, se vendo na função meio atrapalhada, meio ingênua, de ser a cola da família Griswold. No filme que estreia nesta quinta-feira (10), seu personagem teria mais ou menos a idade de Clark (o papel de Chase) no filme original. 

"Fiquei nervoso pra caramba quando meu agente me falou da refilmagem. 'Como assim, mas vão fazer isso?' Aí vi que não era exatamente um remake, mas uma continuação da história de Rusty, com uma participação do Clark. Não tinha pressão, não tinha bagagem, já que eu teria de criar um personagem, de certa forma, completamente novo, e embora outros atores tenham encarnado o Rusty na franquia, ninguém foi apresentado a ele adulto antes. Eu teria de inventar como aquele menino envelheceu. E logo vi que a irreverência e o amor presentes no filme original e em suas sequências também estariam aqui, o que me animou ainda mais, diz o ator".

Bastam poucos minutos no set do filme para perceber que o falatório na mesa de jantar dos Griswold continua o mesmo dos cinco tomos da primeira parte da franquia. A mesa, instalada em uma varanda no jardim de uma casa no subúrbio de Atlanta, com cores de um outono glorioso, reúne Helms e sua família fictícia –a mulher Debbie (Christina Applegate) e os filhos James (Skyler Gisondo) e Kevin (Steele Stebbins)– com a agora distante e podre de rica irmã Audrey (Leslie Mann) e seu marido texano e aparentemente perfeito Stone (Chris Hemsworth, o Thor em pessoa, músculos, dentes e poucas roupas) em uma aventura rumo ao mesmo parque de diversões Wallwy World. O subtexto é a tentativa de Rusty e Debbie de salvarem um casamento corroído pela rotina.

"Chevy e eu somos atores bem diferentes, mas acho que Clark passou para Rusty o amor pela família, a necessidade de ela estar unida. A história repete-se aqui com o fato de os dois serem pais apaixonados e de os dois serem protagonistas de um road movie, dividido, uma vez mais, em capítulos. Um deles é o que paramos na casa de meus pais, vividos, claro, por Chevy e Beverly", conta Helms.

Fã ardoroso de Chase, Helms conta que dividir cenas com seu ídolo no papel de Clark Griswold foi uma das mais gratificantes experiências de sua carreira.

"Honestamente, tremi na base pensando que ele poderia achar que não estávamos à altura dele, que perguntasse: mas para quê fazer uma continuação desta franquia a esta altura do campeonato? Mas tudo correu muito bem e em determinado momento vi ele rindo em cena aberta de uma fala minha e quase fui ao céu. Lá estava ele, com os maneirismos do Clark, e eu tentando acompanhá-lo", conta.

"Acabamos chegando à conclusão de que os dois filmes são retratos dos momentos específicos em que foram criados. 'Ferias Frustadas', o original, envelheceu tão bem! A atuação do Chevy é tão honesta: é apenas um pai tentando ser um chefe de família e falhando redondamente na tarefa. E meu Rusty tenta, para o bem e para o mal, seguir os passos dele neste filme", diz o ator, rindo.

Veja o trailer de "Férias Frustradas":