Topo

Personagem de Lupita em "Star Wars" é pirata de mais de mil anos; veja

Detalhe do pôster de "Star Wars: O Despertar da Força" mostra a pirata Maz Kanata (Lupita Nyong"o) - Montagem
Detalhe do pôster de "Star Wars: O Despertar da Força" mostra a pirata Maz Kanata (Lupita Nyong'o) Imagem: Montagem

Do UOL, em São Paulo

12/11/2015 13h54

Há pouco mais de um mês da estreia de "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força", muitos personagens ainda são um mistério para os fãs, mesmo os velhos conhecidos (J. J. Abrams, cadê Luke Skywalker???). Entre as novas adições ao universo da saga, pouco se sabe sobre a pirata Maz Kanata, criada digitalmente e interpretada por captura de movimento pela vencedora do Oscar Lupita Nyong'o ("12 Anos de Escravidão").

Mas Abrams resolveu dar pelo menos algumas pistas em uma entrevista à revista "Entertainment Weekly" e revelou que os fãs já viram a personagem: ela está escondida no meio do pôster oficial do filme, entre os robôs R2-D2 e BB-8.

"Esta é a Maz", diz o diretor, que também confirma que a voz dela aparece em um dos vídeos de divulgação do filme, dizendo, supostamente para Rey (Daisy Ridley): "Vivi o bastante para ver os mesmos olhos em pessoas diferentes. Eu vejo os seus olhos. Eu conheço seus olhos".

"A história dela é que ela é pirata há muito tempo", conta Abrams. Ela já viveu mais de mil anos. Ela tem esta espelunca há mais ou menos um século, e é como qualquer outro bar que você poderia encontrar em uma esquina do universo de 'Star Wars'".

Maz aparece no pôster usando uma espécie de óculos de proteção, e, ao que parece, seus olhos terão alguma função importante na história. "Eu tinha algumas ideias específicas sobre como ela funcionaria e o que faria. Eu dei essa ideia sobre os óculos que ela usa. Seus olhos são um aspecto importante de sua personalidade, e vocês vão ver como vai funcionar", explica. 

"Eu queria que a criatura fosse um boneco, originalmente, mas depois que entendemos o que ela precisaria fazer, [captura de movimento] pareceu mais adequado", conta o diretor sobre a personagem, que vive cercada de uma "corte de desajustados" em um castelo.

Segundo Abrams, o passado de Maz não será abordado em "O Despertar da Força", mas deve aparecer em outros produtos da franquia.

Ao que parece, a pirata será a figura anciã e sábia da nova trilogia, que faz a conexão com o lado mais místico da galáxia, função desempenhada por Yoda nos filmes mais antigos.

O novo "Star Wars" será ambientado 30 anos após o "O Retorno de Jedi". O elenco contará com os protagonistas da série clássica --Harrison Ford, Mark Hamill, Carrie Fisher, Peter Mayhew e Anthony Daniels--, ao lado de novas adições: Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong'o, Andy Serkis, Domhnall Gleeson, Max von Sydow, Gwendoline Christie e Adam Driver. O diretor é J.J. Abrams.

No Brasil, o filme tem previsão de estreia para 17 de dezembro de 2015. Segundo estimativas, o longa deve bater todos os recordes de bilheteria no planeta. O site especializado Deadline prevê uma arrecadação de US$ 615 milhões a nível mundial já na abertura.

Veja o trailer do filme

UOL Entretenimento