Topo

Mostra de cinema no Rio celebra o centenário do ator Grande Otelo

Grande Otelo em "Macunaíma" (1969), de Joaquim Pedro de Andrade - Acervo Grande Otelo
Grande Otelo em "Macunaíma" (1969), de Joaquim Pedro de Andrade Imagem: Acervo Grande Otelo

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

17/11/2015 14h24

Com 27 filmes, masterclass e debates, a mostra “O Maior Ator do Brasil 100 - Anos de Grande Otelo” começa na Caixa Cultural Rio esta terça (17) e vai até 29 de novembro. A mostra celebra o centenário do ator mineiro, que atuou em mais de 100 produções ao longo de sua carreira. Os ingressos custam R$4 (inteira).

 

Entre os destaques da programação estão “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, “Matar ou Morrer”, de Carlos Manga, e “O Assalto ao Trem Pagador”, de Roberto Farias. A mostra já passou por São Paulo, e na programação carioca ganha quatro filmes a mais, são eles “Jubiabá”, de Nelson Pereira dos Santos, “A Estrela Sobe”, de Bruno Barreto, “O Rei do Baralho”, de Julio Bressane, e “O Negrinho do Pastoreio”, de Antonio Augusto Fagundes.

 

Com curadoria de Breno Lira Gomes e João Monteiro, a seleção de filmes traça um panorama da carreira de Grande Otelo, pegando desde os seus primeiros trabalhos, passando pelas contribuições no Cinema Novo e Cinema Marginal, até suas últimas aparições no cinema brasileiro nas décadas de 1980 e 1990.

 

Nos dias 19, 24 e 26 de novembro, sempre às 19h, haverá debates gratuitos com a participação de personalidades como os filhos de Grande Otelo, o cineasta Roberto Farias, além de professores, pesquisadores e críticos de cinema. As senhas serão distribuídas a partir de 16h30.

 

A masterclass “Grande Otelo: da comédia ao drama” será no dia 21 de novembro, às 15h, com a pesquisadora Silvia Oroz. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes do início.

 

Veja os horários das sessões e programação completa no site oficial da Caixa Cultural Rio.

 

Serviço

“O Maior Ator do Brasil 100 - Anos de Grande Otelo”

Quando: de 17 a 29 de novembro de 2015. Sessões de terça a domingo, confira a programação completa no site oficial.

Onde: Caixa Cultural Rio Av. Almirante Barroso, 25-  Centro.

Quanto: R$4 (inteira). A bilheteria funciona de terça a domingo de 10h ás 20h.

Mais informações: www.caixacultural.com.br