Topo

Produtor de "Star Wars" traz vídeo à CCXP e explica estratégia anti-spoiler

Guilherme Solari

Colaboração para o UOL

05/12/2015 18h44

O painel dedicado a "Star Wars: O Despertar da Força" na Comic Con Experience (CCXP), neste sábado (5), contou com uma surpresa para os fãs que lotaram o auditório: a exibição de um vídeo inédito com imagens de making of da produção, que estreia em 17 de dezembro no Brasil.

O material foi apresentado pelo produtor Bryan Burk, que trabalhou ao lado do diretor J.J. Abrams no novo episódio da saga "Star Wars". Burk comentou o fato de o estúdio estar divulgando sempre a conta-gotas as poucas cenas da nova aventura, ao contrário da maior parte dos blockbusters de Hollywood, que costuma inundar a internet com teasers e diversas versões de trailers. Aparentemente, ninguém quer "spoilers" do longa.

"É incrível como nem jornalistas querem saber muito sobre o filme", disse o produtor. "Em entrevistas, eles próprios me dizem que não querem 'spoilers'. Porque quase todos os jornalistas sãs fãs e querem sentir de novo aquela sensação de descobrir 'Star Wars'", especulou.

"Nós sempre tentamos manter bastante segredo. O departamento de marketing e nós percebemos que poderíamos vender esse filme sem entregar tudo nos trailers, que e algo diferente de como os filmes são vendidos hoje."

Burk também comentou as recentes polêmicas envolvendo fãs que não gostaram de "O Despertar da Força" trazer uma protagonista mulher e um Jedi negro. Para ele, não foi intencional ter personagens principais de diferentes raças e gêneros. "É uma galáxia enorme a que o George Lucas criou, povoada por uma enorme quantidade de pessoas e alienígenas de todas as formas."

O produtor falou ainda sobre o sucesso do simpático droide BB-8, robozinho de corpo esférico que tem chamado a atenção do público desde que as primeiras imagens foram reveladas, na Comic-Con de San Diego, em julho passado. "Quando J.J. Abrams criou o design, havia uma base embaixo para alguém controlar o robô. Mas depois precisamos achar uma forma para que ele funcionasse de maneira autônoma. Ficamos de queixo caído com o resultado. Até mesmo a versão de brinquedo [do robô, que já é vendida nas lojas] é demais", completou.

BB-8 é mais um exemplo da ênfase dada nos filmes de "Star Wars" para os chamados efeitos práticos, que usam objetos e mecanismos reais em vez de criá-los digitalmente. "Eles podem fazer qualquer coisa no computador, mas parte da magia de 'Star Wars' é o aspecto artístico de construir tudo na mão, com bonecos animados eletronicamente. A combinação dessa arte com a tecnologia cria um resultado que nem eu mesmo que vi as filmagens sei distinguir o que é real ou não."