Topo

Novo Luthor é inspirado em empresários do Vale do Silício, diz figurinista

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

06/12/2015 16h26

Atração do painel de "Batman vs. Superman: A Origem da Justiça" na Comic Con Experience (CCXP) neste domingo (6), o figurinista Michael Wilkinson falou sobre algumas das inspirações que teve para criar os trajes dos heróis e vilões do novo filme, que estreia em março de 2016.

"O novo Lex Luthor é inspirado em jovens empreendedores do Vale do Silício", contou, referindo-se à região próxima a San Francisco, que concentra a sede de muitas empresas de tecnologia e internet, como Google, Twitter e Facebook. "Nas roupas dele, tentamos passar essa excentricidade, mas um jeito meio largadão, com tênis e roupas amassadas".

Não por acaso, Luthor é interpretado por Jesse Eisenberg no novo filme, ator que viveu Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, no longa "A Rede Social" (2010).

Já a Mulher-Maravilha deveria transparecer nobreza em seu figurino. "Queríamos desde o começo que a Mulher-Maravilha fosse tão poderosa quanto os demais heróis, mas queríamos também que ela tivesse uma graciosidade e uma nobreza que a distinguisse", disse.

Wilkinson também falou sobre Aquaman, outro personagem que será introduzido em "Batman vs. Superman", interpretado por Jason Momoa. "Eu trabalhei muito com o Jason para criar uma armadura que integrasse suas tatuagens, assim como a letra símbolo de Atlântida".

Em entrevista ao UOL, Wilkinson já havia contado que está trabalhando nos figurinos de "Liga da Justiça" e comentou que a nova roupa do Homem-Morcego tinha como objetivo não só aumentar a musculatura desenvolvida por Ben Affleck para o filme, como também não podia parecer saída de uma linha de montagem, e sim surrada pelo tempo e pelo uso.

"Batman não é um novato no universo do filme", diz Wilkinson. "A orientação de Zack era uma roupa com marcas de faca, buracos de bala, enrugada e endurecida pelo tempo. Batman tinha de parecer ameaçador, maior e mais musculoso que o Superman".

A inspiração para o novo traje veio de uma das HQs mais cultuadas do herói: o visual bolado por Frank Miller para a série "The Dark Knight Returns", que em 1986 redefiniu o papel das histórias em quadrinhos na cultura pop.