Topo

Presidente da Academia lamenta ausência de negros na disputa pelo Oscar

Cheryl Boone  foi executiva de marketing dos estúdios Paramount e New Line - Reprodução
Cheryl Boone foi executiva de marketing dos estúdios Paramount e New Line Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/01/2016 04h39

A presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cheryl Boone Isaacs, falou em entrevista ao Deadline sobre o fato de nenhum ator negro ter sido indicado ao Oscar. Pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 atores indicados às categorias principais são brancos.

“Claro que eu estou desapontada, mas isso não vai tirar a grandeza dos filmes indicados. 2015 foi um grande ano para o cinema, em todos os sentidos”, afirmou Cheryl, que disse que a Academia precisa “acelerar o processo” no que diz respeito ao aumento da diversidade do Oscar.

Cheryl Boone, que assumiu a presidência da Academia em julho de 2013, disse que a entidade está tentando criar maneiras de aumentar a diversidade da lista dos indicados para o ano que vem.

“O importante é que já estamos conversando sobre isso. As pessoas vão dizer: ‘Ah, mas não adianta falar, é preciso fazer’. Sim, eu sei, mas é conversando que se resolvem as coisas. É uma situação de toda a indústria e precisamos continuar esta conversa”, disse.

A polêmica da falta de diversidade do Oscar começou no ano passado, quando a diretora de "Selma", Ava DuVernay, e seu protagonista, David Oyelowo, não apareceram entre os indicados pela Academia. Na época, internautas criaram da hashtag #OscarsSoWhite (#OscarMuitoBranco) nas redes sociais como forma de protesto.

Neste ano, nomes como Will Smith ("Um Homem Entre Gigantes"), Michael B. Jordan ("Creed: Nascido para Lutar"), Idris Elba ("Beasts of No Nation") e Samuel L. Jackson ("Os Oito Odiados") ficaram fora da lista. O diretor de "Creed", Ryan Coogler, também negro, foi outro que ficou de fora da disputa. O filme teve apenas uma indicação de ator coadjuvante para Sylvester Stallone.

Os vencedores da estatueta dourada serão conhecidos em cerimônia no dia 28 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles.