Topo

Premiada em 2015, Anna Muylaert volta ao festival de Berlim com novo filme

Do UOL, em São Paulo*

21/01/2016 18h37

Depois de ganhar em 2015 o prêmio do público de melhor ficção na seção Panorama do Festival de Berlim com o filme "Que Horas Ela Volta?", a diretora Anna Muylaert volta à capital alemã com seu novo trabalho, "Mãe Só Há Uma".

O filme estará também na seção Panorama dentro do festival que será realizado entre 11 a 21 de fevereiro.

O longa segue a linha de "Que Horas Ela Volta?" e conta a história de um adolescente que volta para sua família  biológica após sua suposta mãe ser presa por sequestro de bebês em maternidades. O filme acompanha a transição do jovem ao seu novo ambiente e à sua nova identidade.

O filme acompanha a mudança que o garoto sofre após um exame de DNA provar que ele não é filho da mulher que pensava ser sua mãe. Na nova família, ele é obrigado a mudar de escola e até de nome.

O elenco conta com Matheus Nachtergaele além de Naomi Nero, Dani Nefussi, Daniel Botelho, Luciana Paes, Helena Albergaria, Rene Guerra, Luciano Bortoluzzi e Laís Dias.

Brasil em Berlim

Ao todo, três projetos artísticos do Brasil farão parte da seção Forum Expanded, integrada por 49 iniciativas e dedicada a explorar os limites entre o cinema e as artes visuais na 66ª edição do Festival de Berlim, que começará em 11 de fevereiro.

O país estará presente nesta seção com os filmes "Muito Romântico", dos gaúchos Melissa Dullius e Gustavo Jahn e feita em coprodução com a Alemanha; e "Ruína", do carioca Gabraz Sanna; assim como com a exposição "A Mina dos Vagalumes", do mineiro Raphaël Grisey e realizada conjuntamente com a França.

Este ano, a programação inclui 32 filmes, 15 instalações, uma conferência com atuação e uma conferência simples. Os trabalhos selecionados têm como objetivo abrir espaço através deles, com temas como a guerra, as nacionalidades, a exportação de armas, a fuga e o capitalismo como componentes essenciais da ideologia e a mitologia na linguagem cinematográfica.

Também estará no festival o curta-metragem "Das águas que passam" do diretor capixaba Diego Zon. 

*Com agências internacionais.