Topo

"Conquistou católicos e judeus", diz diretor do filme "Os Dez Mandamentos"

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

27/01/2016 06h00

Antes mesmo de estrear, a adaptação da novela “Os Dez Mandamentos” para os cinemas já é um dos 20 filmes brasileiros de maior bilheteria nos últimos dez anos, com 2,4 milhões de ingressos vendidos antecipadamente. Ao UOL, o diretor Alexandre Avancini creditou o sucesso aos fãs da novela bíblica, exibida pela TV Record. “A novela conquistou uma legião de fãs e não só de evangélicos, como também de católicos, judeus e protestantes, até ateus”, garante.

Os números preliminares deixam Avancini próximo do primeiro “Tropa de Elite” (2007), de José Padilha, que teve 2.421.295 milhões de espectadores no total. “Fico muito feliz com o resultado porque sacramenta o sucesso do cinema nacional. Esta é a primeira novela que vira filme. Já vi filmes serem adaptados para seriados, mas uma novela inteira, com mais de 170 episódios, é algo inédito”, diz. “O sucesso de ‘Os Dez Mandamentos’ vai nos ajudar a alavancar outros projetos e dar andamento na segunda temporada da novela”.

Avancini explicou que o filme utilizou 90% do material filmado para a novela. “As pragas vão ficar espetaculares na tela grande. Pegamos cenas originais filmadas lá no Chile e remasterizamos com o máximo de qualidade adaptando para o formato do cinema”.

A ideia do filme, no entanto, só surgiu nos últimos meses da novela. “A direção da Record encomendou um roteiro específico para os cinemas. Não foi difícil porque a linguagem da novela já era bastante cinematográfica e encaixou bem. O que vai mudar é a velocidade da trama, que será explicada em duas horas e não em 176 capítulos”.

O longa-metragem também vai se transformar no maior lançamento nacional, ocupando mil salas. O recorde anterior pertencia à comédia "Até que a Sorte nos Separe 3", de Leandro Hassum, que estreou no dia 24 de dezembro de 2015 em 808 salas do Brasil.

Distribuído pela Paris Filmes, o longa-metragem é escrito por Vivian de Oliveira e dirigido por Alexandre Avancini, que também assinam a novela, e conta com os atores Guilherme Winter, Sergio Marone, Gisele Itié, Samara Felippo, Sidnei Sampaio, Camila Rodrigues, Petrônio Gontijo, Denise Del Vecchio, Paulo Gorgulho e Larissa Maciel.

A edição para o cinema promete cenas exclusivas e um final inédito, que antecipará a segunda temporada da novela, marcada para estrear em março de 2016.