Topo

Documentário sobre refugiados ganha prêmio máximo no Festival de Berlim

Do UOL, em São Paulo*

20/02/2016 18h17Atualizada em 21/02/2016 10h55

O documentário italiano “Fuocoammare” foi o grande vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim 2016. A produção dirigida por Gianfranco Rosi, que aborda a crise dos refugiados na Europa mostrando o cotidiano da ilha italiana Lampedusa, conseguiu o prêmio máximo do júri. Já o Prêmio Especial do Júri foi para o bósnio Danis Tanovic, por "Death in Sarajevo".

"Espero que este filme sirva para fazer as pessoas tomarem consciência de que as pessoas não podem continuar morrendo no mar para fugir de uma tragédia", disse Rosi ao receber o Urso de Ouro.

O veredito do júri, presidido pela atriz americana Meryl Streep e com o ator britânico Clive Owen entre seus membros, fez jus à vocação do festival de premiar o cinema de conteúdo político, muito atrelado à atualidade.

Urso de Prata

Com o trabalho “Things to Come”, a francesa Mia Hansen-Love levou o prêmio de melhor direção, e Trine Dyrholm venceu na categoria melhor atriz por seu desempenho em “The Commune”. Majd Mastour levou o prêmio de melhor ator por “Inhebbek Hedi”, e o melhor roteiro foi para o filme “Zjednoczone Stany Milosci”.

Mostras paralelas

O Brasil estava representado com três filmes na mostra Panorama - "Curumim", documentário de Marcos Prado; "Mãe Só Há Uma", de Anna Muylaert; e "Antes o Tempo Não Acabava", de Sérgio Andrade e Fábio Baldo - mas o premiado na seção paralela da Berlinale foi "Junction 48", do israelense Udi Aloni.

O filipino "Hele Sa Hiwagang Hapis", ("A Lullaby to the Sorrowful Mystery"), dirigido por Lav Diaz, obteve o Prêmio Alfred Bauer, dedicado ao fundador do Festival de Berlim, em reconhecimento à coragem cinematográfica deste belíssimo filme, o mais extenso da história da competição em Berlim, com um total de oito horas.

Balanço

A entrega dos Ursos fechou formalmente a 66ª edição desse festival, embora para este domingo (21) esteja programada uma jornada adicional com o chamado Dia do Espectador, dedicado integralmente ao público.

Nos dez dias do Festival de Berlim foram exibidos 430 filmes nas distintas seções do festival.

Lista de Vencedores:

- Urso de Ouro de Melhor filme - "Fuocoammare", Gianfranco Rossi (Itália/França)

- Grande Prêmio do Júri (Urso de Prata) - "Morte em Sarajevo" (Smrt u Sarajevu), Danis Tanovic (França/Bósnia)

- Prêmio Alfred Bauer (Urso de Prata a longa-metragem com novas perspectivas) - "Hele Sa Hiwagang Hapis" (A Lullaby to the Sorrowful Mistery), Lav Diaz (Filipinas)

- Urso de Prata de Melhor Atriz - Mia Hansen-Love, "L'Avenir" (França/Alemanha)

- Urso de Prata de Melhor Ator - Majd Mastoura, "Hédi" (Tunísia)

- Urso de Prata de Melhor Roteiro - Tomasz Wasilewski, "United States of Love" (Zjednoczone stany milosci), (Polônia/Suécia)

- Urso de Prata de contribuição artística - Mark Lee Ping-Bing, câmera em "Crosscurrent" (Chang Jiang Tu), de Yang Chao (China)

- Melhor filme de estreia - "Hédi", Mohamed Ben Attia (Tunísia)

- Urso de Ouro de melhor curta-metragem - "Balada de um Batráquio", Leonor Teles (Portugal)

- Mostra Panorama (Prêmio do Público) - "Junction 48", Udi Aloni (Israel)

*com informações da AFP e da EFE