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"Os Dez Mandamentos" supera 6 milhões de espectadores em quatro semanas

Do UOL, em São Paulo

22/02/2016 15h03

Mesmo perdendo para "Deadpool" há duas semanas, o filme brasileiro "Os Dez Mandamentos" continua impressionando nas bilheterias e já ultrapassa a marca de mais de 6,3 milhões espectadores acumulados em quatro semanas de exibição e renda de R$ 69 milhões. Os dados são da consultoria ComScore, que monitora a venda de ingressos em território nacional.

Com a marca, o filme já é o quarto longa brasileiro com mais espectadores na história, ficando atrás somente de "A Dama do Lotação" (6,5 milhões de ingressos), "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (10,7 milhões) e "Tropa de Elite 2" (11,2 milhões).

Já em comunicado divulgado para a imprensa, a distribuidora de "Os Dez Mandamentos", a Paris Filmes, fala em um total de 6,5 milhões de espectadores, o que deixaria o filme como o terceiro brasileiro mais visto na história.

Adaptação cinematográfica baseada na novela homônima da Rede Record, fenômeno de audiência dos últimos tempos, "Os Dez Mandamentos" traz a história de Moisés, que cresce como príncipe do Egito, mas volta-se contra sua família adotiva em favor do sofrido povo de Israel, que por ele deverá ser conduzido à libertação.

Ingressos grátis

O bom desempenho do filme nas bilheterias contou com uma "empurrão" da Igreja Universal do Reino de Deus (ou IURD), cujos bispos e pastores controlam a Rede Record, responsável pela produção da novela transformada em filme. Além de incentivar a compra de entradas nos cultos, alguns espectadores no Boulevard Tatuapé contaram à reportagem do UOL que ganharam os ingressos para a estreia e outros que pagaram nas próprias sedes das igrejas por R$ 11 --na bilheteria dos cinemas, a entrada custa em média R$ 23 (inteira).

Segundo o UOL apurou, grupos e pessoas ligados à IURD também chegaram a fechar sessões inteiras do filme, sendo que no Recife um único comprador adquiriu de uma vez 22 mil ingressos.

Salas esgotadas, lugares vazios

O recorde de 3,4 milhões de ingressos comercializados na pré-venda, segundo dados da distribuidora Paris Filmes, não garantiu que todas as sessões de "Os Dez Mandamentos" estivessem lotadas no dia da estreia. Em São Paulo, a reportagem do UOL flagrou algumas salas com ingressos esgotados que tiveram muitos lugares vagos durante as sessões. O mesmo cenário foi observado pelos jornais "O Globo" e "Correio Braziliense" no Rio de Janeiro e em Brasília, respectivamente.

Em comunicado ao UOL, a Paris Filmes informou que as sessões com ingressos esgotados, mas sem a capacidade total do público preenchida, são "fruto das ações de filantropia que foram promovidas por parceiros do filme". No informativo, a empresa diz ainda que a reportagem do UOL "leva em consideração uma visão limitada do cenário da estreia", e enviou imagens de sessões supostamente cheias em outros horários e locais.

No total, os dez filmes de maior bilheteria do fim de semana renderam R$ 36,4 milhões e venderam 2,6 milhões de ingressos, contra R$ 48,5 milhões e 3,4 milhões de ingressos na semana anterior.

As dez maiores bilheterias do último fim de semana no Brasil

1 - "Deadpool" - R$ 16,1 milhões, 1,08 milhão de ingressos (acumulado de R$ 50,1 milhões e 3,5 milhões de ingressos)

2 - "Os Dez Mandamentos" - R$ 7,1 milhões, 646,8 mil ingressos (acumulado de R$ 69,5 milhões e 6,3 milhões de ingressos)

3 - "O Regresso" - R$ 3,7 milhões, 232,4 mil ingressos (acumulado de R$ 28,5 milhões e 1,8 milhão de ingressos)

4 - "Um Suburbano Sortudo" - R$ 3,01 milhões, 204,3 mil ingressos (acumulado de R$ 8,8 milhões e 637,2 mil ingressos)

5 - "Boneco do Mal" - R$ 2,2 milhões, 156,5 mil ingressos 

6 - "Garota Dinamarquesa" - R$ 1,04 milhão, 58,8 mil ingressos (acumulado de R$ 2,6 milhões e 152,7 mil ingressos)

7 - "Horas Decisivas" - R$ 1,01 milhão, 54,5 mil ingressos

8 - "O Quarto de Jack" - R$ 900,6 mil e 47,6 mil ingressos

9 - "13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi" - R$ 698,2 mil e 42,02 mil ingressos

10 - "Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, O Filme" - R$ 377,06 mil, 27,7 mil ingressos (acumulado de R$ 31,8 milhões e 2,2 milhões ingressos)