Topo

Gravado há 4 anos, filme com Gloria Pires estreará em abril; veja o trailer

Do UOL, em São Paulo

22/02/2016 13h14

Foi divulgado nesta segunda-feira (22) o primeiro trailer de "Nise: O Coração da Loucura", filme com Glória Pires que conta a história da psiquatra Nise da Silveira, médica que revolucionou o tratamento da esquizofrenia. Dirigido por Roberto Berliner, o filme premiado também ganhou uma data de estreia: 21 de abril.

"Nise" foi exibido pela primeira vez no último Festival do Rio, em outubro de 2015, levando o prêmio do público. Depois seguiu para o Japão e levou o prêmio de melhor filme no Festival de Tóquio. 

Gravado há quatro anos - entre janeiro e fevereiro de 2012 - no hospital Pedro 2º, onde a médica atuou na década de 40, o filme chegou a mudar de nome duas vezes. Primeiro seria "Engenho de Dentro" (local onde fica o hospital psiquiátrico), depois "Nise da Silveira: Senhora das Imagens". 

O diretor Roberto Belinger morou em uma casa perto do hospital para a preparação da cinebiografia, que acompanha dois anos da jornada da médica. Nise da Silveira era era discípula do psicólogo Carl Gustav Jung. Ela revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil abolindo a lobotomia e o eletrochoque.

No lugar de tratamentos violentos, Nise adotou a terapia ocupacional através de um ateliê de pintura e um tratamento baseado no afeto e no convívio com animais domésticos, métodos que são referência até hoje.

Além de Glória Pires no papel principal, o elenco ainda conta com Flávio Bauraqui ("Meu Nome Não é Johnny"), Fabrício Boliveira ("Faroeste Caboclo"), Zé Carlos Machado ("Sessão de Terapia"), Georgiana Góes ("Confissões de Adolescente") e Roberta Rodrigues ("Rio, Eu Te Amo").