Topo

Para internautas do UOL, DiCaprio merecia ter levado o Oscar há dois anos

Do UOL, em São Paulo

27/02/2016 12h00

Entre as apostas para o Oscar 2016, Leonardo DiCaprio é o mais comentado. Parece que finalmente o ator vai poder levar para casa a estatueta dourada por sua atuação em "O Regresso". Mas, para os internautas do UOL, o prêmio já deveria ter vindo em 2014, quando o ator foi indicado por "O Lobo de Wall Street".

Resultado da enquete "Por qual filme Leonardo DiCaprio já merecia ter levado o Oscar?" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O personagem Jordan Belfort do filme de Martin Scorsese foi o mais votado entre outros 17 papéis principais da carreira do ator de 41 anos em uma enquete promovida pelo UOL: "Por qual filme Leonardo DiCaprio já merecia ter levado o Oscar?". Todos os 24 papéis de DiCaprio no cinema foram contemplados, divididos em duas categorias possíveis: melhor ator e melhor ator coadjuvante.

Na categoria melhor ator coadjuvante, venceu a enquete Calvin Candie, papel de DiCaprio no filme de 2012 "Django Livre". Diferente do vencedor da votação do público na categoria principal, o papel do ator no filme de Tarantino não chegou a ser indicado pela Academia na época.

Público escolhe (melhor ator)

Leo DiCaprio em "O Lobo de Wall Street" - Divulgação - Divulgação
DiCaprio em "O Lobo de Wall Street"
Imagem: Divulgação

"O Lobo de Wall Street" é marcado por números grandiosos. O filme rendeu US$ 25 milhões só para seu protagonista, Leonardo DiCaprio. E a maior bilheteria entre todos os títulos do premiado cineasta Martin Scorsese. DiCaprio interpreta Jordan Belfort, um empresário que ostenta um patrimônio construído em cima de inverstimentos ruins de pessoas comuns. A produção é repleta de cenas de sexo, consumo de drogas e violência.

Uma ironia sobre o Oscar perdido de DiCaprio em 2014 é que Matthew McConaughey também aparece no início de "O Lobo de Wall Street" como Mark Hanna, o mentor de Jordan. Foi o colega de elenco que levou a estatueta de melhor ator, mas por seu trabalho em outra produção, "Clube de Compras Dallas".

Público escolhe (melhor ator coadjuvante)

Leonardo DiCaprio interpreta o vilão Calvin Candie em "Django Livre", de Quentin Tarantino - Divulgação/Sony Pictures - Divulgação/Sony Pictures
O vilão Calvin Candie em "Django Livre"
Imagem: Divulgação/Sony Pictures

Em "Django Livre", DiCaprio é o fazendeiro Calvin Candie, um senhor de escravos que promove lutas entre eles para sua diversão. Ele não chegou a ser indicado ao Oscar pela atuação, mas o filme dirigido por Quentin Tarantino teve 5 indicações e foi premiado em 2 no Oscar de 2013. Christolph Waltz levou a estatueta de melhor ator coadjuvante e Tarantino levou a de melhor roteiro original.

Fortes concorrentes

Até agora, Leonardo DiCaprio já foi indicado ao Oscar cinco vezes, sendo quatro como ator principal e uma como ator coadjuvante.

Sua primeira indicação foi em 1994, quando Léo tinha apenas 19 anos, pelo papel em "Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador". No filme, ele interpreta o irmão com problemas mentais do personagem principal, vivido por Johnny Depp.

O então jovem ator perdeu a estatueta para Tommy Lee Jones, premiado por sua atuação em "O Fugitivo". Concorriam também John Malkovich, Ralph Fiennes e Pete Postlethwaite.

Onze anos depois, DiCaprio foi indicado por seu papel em "O Aviador" (2005), mas perdeu para Jamie Foxx. Foxx garantiu o Oscar ao se transformar no ícone da música Ray Charles, deixando para trás também outros fortes concorrentes: Don Cheadle ("Hotel Ruanda"), Johnny Depp ("Em Busca da Terra do Nunca") e Clint Eastwood ("Menina de Ouro").

Em 2007, ele estava novamente entre os melhores atores do ano por sua atuação em “Diamante de Sangue”. E mais uma vez perdeu. A estatueta ficou com Forest Whitaker, por "O Último Rei da Escócia". Também concorriam Ryan Gosling ("Encurralados"), Peter O’Toole ("Venus") e Will Smith ("À Procura da Felicidade").

Com "O Lobo de Wall Street", em 2014, muitos apostavam que a vez de DiCaprio finalmente tinha chegado, afinal, ele era o ator principal do filme de maior bilheteria de Martin Scorsese. Mas tinha um Matthew McConaughey no meio do caminho.

McConaughey perdeu 22 kg para interpretar um cowboy com HIV. Não deu outra: conhecida por adorar grandes transformações, a Academia o premiou. Também concorriam Christian Bale ("Trapaça"), Bruce Dern ("Nebraska") e Chiwetel Ejiofor ("12 Anos de Escravidão").

Expectativa

Neste ano, a atuação de Leonardo DiCaprio em "O Regresso" tem entre seus concorrentes Bryan Craston ("Trumbo"), Matt Damon ("Perdido em Marte"), Michael Fassbender ("Jobs") e Eddie Redmayne ("A Garota Dinamarquesa").

Com o papel do explorador Hugh Glass ele já levou o Globo de Ouro e o BAFTA de melhor ator. Nas entrevistas, DiCaprio fez questão de deixar claro que este foi o papel mais difícil de sua carreira. No filme ele luta com um urso e segue uma saga de vingança que impressionaria até os atuais super heróis tamanha a resistência.

Resta ao público esperar até domingo (28) para confirmar se a Academia finalmente vai se render a Leonardo DiCaprio 22 anos depois de sua primeira indicação.