Topo

Para acompanhar Oscar deste domingo, será preciso olhar para todos os lados

Do UOL, em São Paulo

28/02/2016 07h00

A cerimônia do Oscar acontece neste domingo (28) e quem acompanhar a premiação terá de olhar para todos os lados. A noite terá expectativa em relação a Leonardo DiCaprio, discursos políticos sobre a ausência de atores negros entre os indicados, prêmios pulverizados e filme brasileiro entre os concorrentes. 

Todas as câmeras estarão apontadas para cada expressão facial de DiCaprio, que deve finalmente subir ao palco para receber o Oscar de melhor ator que vem sendo negado a ele há muitos anos. O protagonista de "O Regresso" é beneficiado ainda pelos concorrentes que não foram tão acolhidos pela crítica este ano, como Michael Fassbender e Eddie Redmayne.

"O Regresso" é o campeão de indicações e foi lembrado em 12 categorias dos prêmios da Academia. Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa foi indicado como melhor filme, diretor, ator (DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, figurino, montagem, maquiagem e cabelo, design de produção, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais. Além da possível premiação a DiCaprio, o diretor Alejandro González Iñárritu também aparece como favorito ao prêmio de diretor e melhor filme.

Polêmicas à vista

O assunto mais comentado em relação ao Oscar não deve ficar de fora da premiação: a ausência de atores negros no Oscar. A tarefa de tocar na ferida ficará com o apresentador Chris Rock, que é negro e costuma cutucar as relações raciais no país. Alguns ganhadores também devem aproveitar o palanque para medir mudanças mais imediatas.

As polêmicas não pararam por aí. A dois da premiação, a cantora britânica Anohni, primeira transexual a ser indicada ao Oscar, anunciou em sua página do Facebook que não iria mais à premiação. Ela explicou que desanimou depois de saber que a Academia só chamou para apresentações os artistas "comercialmente viáveis", como Lady Gaga e Sam Smith. Os apresentadores precisarão de muito jogo de cintura para lidar com tudo isso.

Brasileiro na disputa

Não deu para o Brasil na categoria de filme estrangeiro, mas o país será representado pela animação "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, que concorre com o gigante e favorito "Divertida Mente". Abreu sabe das dificuldades, mas não desanima. Logo após indicação, disse que será como uma partida entre Juventus e Barcelona, mas aposta na vitória do seu azarão. O filme ainda concorre com "Anomalisa", "Shaun: O Carneiro" e "Quando Estou Com Marnie".

Outros destaques

Os espectadores ainda poderão ver outros possíveis momentos históricos, como Ennio Morricone, compositor de clássicos como "Cinema Paradiso" que pode, aos 87 anos, ganhar sua primeira estatueta. Já Sylvester Stallone, indicado e favorito ao Oscar de melhor ator coadjuvante por "Creed: Nascido para Lutar", volta a concorrer ao prêmio após "Rocky: Um Lutador" (1976), pelo qual também concorreu como ator e roteiro original.

Além das dezenas de previsões, o Oscar também proporciona imprevistos, como gafes de todo o tipo, momentos emocionantes, prêmios que ninguém esperava. A cerimônia será transmitida a partir das 22h pelo TNT e 23h45 pela Globo.