Topo

Atriz de "Avatar" vive Nina Simone em cinebiografia polêmica; veja

Zoe Saldana (esq.) em imagem do filme "Nina", cinebiografia da cantora Nina Simone (dir.) - Grosby Group/Getty Images - Grosby Group/Getty Images
Zoe Saldana (esq.) em imagem do filme "Nina", cinebiografia da cantora Nina Simone (dir.)
Imagem: Grosby Group/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/03/2016 14h58

Após o Netflix lançar o documentário “What happened, Miss Simone?”, a história da lendária cantora Nina Simone ganhará em breve uma controversa versão ficcional para os cinemas.

O primeiro trailer de “Nina” foi divulgado nesta quarta-feira (2) e mostra pela primeira vez a atriz Zoe Saldanha (“Avatar”, “Star Trek”) na pele da artista, que morreu em 2003 aos 70 anos.

Assim como no documentário, as primeiras cenas mostram os problemas psiquiátricos de Nina e sua admiração pelos Panteras Negras, grupo que militava por autodefesa dos negros contra o racismo e a violência policial. Recentemente, Beyoncé fez referência ao movimento na apresentação no "Super Bowl” e levantou uma onda de protestos.

Desde que as primeiras notícias do filme foram divulgadas, há seis anos, o projeto tem sofrido desfalques e críticas. A princípio, Mary J. Blige faria o papel de Nina, mas a cantora pulou fora do barco logo depois, alegando conflito de agenda.

O anúncio de Zoe Saldanha foi recebido com ressalvas, muito pela cor da pele da atriz, que seria muito mais clara que a de Nina Simone.

Com a chegada do trailer, outra questão deve levantar polêmica. Zoe aparece cantando “Black is the Color of my True Love’s Hair” com a própria voz. A interpretação em nada lembra o estilo intenso e o vozeirão potente da cantora na vida real.