Topo

"Não ligo se não aplaudiram", diz figurinista de "Mad Max" sobre Oscar

Do UOL, em São Paulo

03/03/2016 14h30

Uma das cenas mais comentadas do Oscar 2016 tem apenas seis segundos e mostra a figurinista de "Mad Max", Jenny Beavan, caminhando pelo corredor Dolby Theatre no último domingo (28) para receber o segundo Oscar da sua vida.

Combinando com o filme, mas não com o dress code da cerimônia, a inglesa usava uma jaqueta de couro, calças, botas e uma echarpe. Os convidados, atrás dela, incluindo o diretor Alejandro G. Iñárritu, não aparecem aplaudindo. Com tudo isso, a internet foi à loucura. Primeiro, os comentaristas de moda criticaram a vestimenta de Jenny, depois vieram seus defensores e depois vieram as bombas, principalmente sobre Iñárritu. 

No entanto, em um texto ao site The Hollywood Reporter, Jenny disse que não ligou para nada disso. "Honestamente, eu não aplaudi a cerimônia toda, suas mãos ficam cansadas. A gente já havia aplaudido muito naquele ponto. Eles não tinham nenhuma obrigação! Eu não me importo nem um pouco se eles não aplaudiram. Eu me senti super bem, me senti acolhida, estava tão orgulhosa de fazer o filme que, na verdade, não me importava o que os outros pensavam, na verdade”, escreveu.

Sobre a roupa escolhida para a ocasião, Jenny disse, claro, que foi proposital. "Sou uma britânica com temperamento levemente rebelde. Mas, na verdade, você sabe como eu sou. Sou baixa e gorda. Fico ridícula de longo. Estava fazendo uma espécie de homenagem a 'Mad Max', uma coisa meio motoqueira. Pensei, 'se não posso me juntar a eles, ou se não posso vencê-los, por que não me divertir um pouco?".

A polêmica sobre o videozinho de seis segundos, que oculta as palmas atrasadas de Iñárritu, foi tão grande que o diretor se viu convocado a se pronunciar: “Aprendi muito nessa temporada de premiações… Que eu não devo nunca estar de braços cruzados enquanto estiver sentado”, comentou sobre a polêmica.