Topo

Justiça decide que "filha dos Trapalhões" seja indenizada por Renato Aragão

Do UOL, em São Paulo

11/04/2016 16h29

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que Renato Aragão pague R$ 20 mil a atriz Fernanda Brasil por danos morais. Eles atuaram juntos no filme “A Filha dos Trapalhões”, lançado em 1984 pela produtora do ator.

Segundo o processo, “A Filha dos Trapalhões” ficou durante dois meses em cartaz e fez mais de 2 milhões de espectadores no cinema, mas a atriz alega que o valor pago na época foi baixo e que não recebeu pelos direitos de imagem pelas reprises do filme e pela venda de DVD. O filme foi relançado no box comemorativo dos 50 anos do personagem Didi Mocó.

Na trama, Fernanda é Bebel, abandonada ainda bebê e adotada pela trupe de Didi Mocó em um circo.

"Quando fiz o filme eu tinha 3, 4 anos. Meus pais disseram que o valor do meu cachê foi irrisório. Eles receberam o dinheiro, que deu para comprar um beliche e mais nada", contou Fernanda em entrevista ao UOL, na época em que entrou na Justiça.

Fernanda Brasil e Renato Aragão em cena de "A Filha dos Trapalhões" - Reprodução - Reprodução
Fernanda Brasil e Renato Aragão em cena de "A Filha dos Trapalhões"
Imagem: Reprodução

A decisão em segunda instância foi publicada no dia 17 de março e envolve também a Europa Filmes (pelo relançamento em DVD), a TV Globo (pelas reprises) e o Infoglobo (pelo distribuição de cartaz e da fita do filme junto com o jornal). Ainda cabe recurso.

À Justiça, a Renato Aragão Produções Artísticas afirma que o contrato firmado com a atriz engloba a participação e exposição de imagem em filmes. A produtora ainda rechaça a alegação da atriz que não tivera recebido qualquer quantia, e diz que o contrato da época foi extraviado.

Procurada pelo UOL, a Renato Aragão Produções Artísticas e a Globo responderam que não comentam "ações que estejam em curso". Já a Europa Filmes afirmou que solicitou sua saída do processo por apenas ter reeditado o filme em DVD.