Topo

Ex-James Bond apoia escalação de Idris Elba para novo 007

Idris Elba no papel de Luther - Divulgação
Idris Elba no papel de Luther Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/05/2016 13h50

O ator George Lazenby apoia a escalação do astro Idris Elba para interpretar o icônico personagem espião. "Por que não? Seria uma uma boa ideia", disse o ex-007 para a Press Association.

Elba é uma das inúmeras opções para substituir Daniel Craig no papel do agente mais famoso do cinema. Além dele, Tom Hiddleston ("Os Vingadores"), Damian Lewis ("Homeland") e Aidan Turner ("O Hobbit") são cotados para entrar na franquia.

Lazemby, que interpretou o herói no filme "007 - A Serviço Secreto da Sua Majestade", também foi questionado da possibilidade do novo James Bond ser negro. "Isso está além da minha decisão, mas por que não? Por outro lado, você teria um monte de pessoas coçando a cabeça perguntando 'James Bond não era negro'", respondeu o ator.

Atual 007, Daniel Craig falou durante a divulgação do filme "007 Contra Spectre" que quer "tirar um descanso" de James Bond. Para o diretor Sam Mendes, responsável pelos dois últimos filmes da série, ainda há o caminho livre caso o ator queira continuar no papel.

Roger Moore, que interpretou James Bond de 1973 a 1985, criticou a possível escolha do astro de "Luther" para o papel. "Apesar de James ter sido interpretado por um escocês, um galês e um irlandês, eu acho que ele deveria ser inglês-inglês", afirmou à revista Paris Match. "Mesmo assim, a ideia é boa, mas não é realista", acrescentou o ator.

As palavras de Moore foram interpretadas como racistas e receberam duras críticas nas redes sociais. No Twitter, o ator voltou atrás e explicou melhor o que quis dizer. "Dei uma entrevista que sugere que eu disse algo racista sobre Idris Elba. Isso não é verdade. O sentido se perdeu na tradução", escreveu.

Elba ganhou fama com o truculento investigador Luther, na série da BBC, que rendeu um Globo de Ouro como melhor ator de minissérie. Nas telonas, o ator trabalhou em "Thor", "Mandela: O Caminho Para Liberdade" e "Beasts of No Nation", pela qual foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante.