Topo

De cabelos brancos, Alexandre Nero interpreta João Carlos Martins no cinema

Do UOL, em São Paulo

10/05/2016 22h08

A LC Barreto, que está produzindo o filme "João", divulgou nesta segunda-feira (9) as primeiras imagens do ator Alexandre Nero com os cabelos grisalhos, caracterizado como o maestro e pianista João Carlos Martins. O filme começou a ser filmado nesta semana em São Paulo e tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2017. 

De acordo com a produtora, o ator estudou piano para interpretar o maestro no cinema. "Quando eu comecei a estudar o piano para tentar fingir que eu toco como o João, eu assistia aos vídeos e pensava 'filho da p***' (risos), duvidando se ele tocou mesmo aquilo, porque é de uma rapidez tão assustadora e de uma habilidade tão impressionante que você começa a entender quem é esse cara!", disse o ator em comunicado divulgado à imprensa.

O ator contracenará com a atriz Alinne Moraes, que interpretará Carmen Valio, atual esposa do maestro. O ator Rodrigo Pandolfo vai interpretar o maestro na juventude. "Receber uma homenagem como essa, ainda vivo, é uma das maiores emoções da vida", comentou o músico.

O longa tem  coprodução da GloboFilmes e distribuição da Europa Filmes e direção de Mauro Lima. O orçamento é de R$ 9.107.284,13. As filmagens também terão locações no Uruguai e em Nova York.

Considerado como um dos  maiores pianistas do mundo, o brasileiro João Carlos Martins foi um dos poucos músicos a gravar a obra completa de Bach. Por conta de diversos problemas de saúde foi obrigado a deixar de lado a carreira de pianista, definitivamente, em 2012.

Em 2011, a escola de samba Vai-Vai venceu o carnaval em São Paulo com o enredo "A Música Venceu", em homenagem ao maestro João Carlos Martins.