Topo

"Warcraft" usou 90 sets para dar mais realidade à batalha de humanos x Orcs

Do UOL, em São Paulo

31/05/2016 13h20

Atores em roupas prateadas cobertas de bolas de pingue-pongue misturados a atores "reais" em 90 sets diferentes. 220 escudos, 750 espadas e 300 alabardas. Estes são apenas alguns números do grandioso projeto para transformar o primeiro jogo da série "Warcraft", lançado há 22 anos, em um filme.

Dirigido pelo britânico Duncan Jones, jogador assíduo do game há pelo menos dez anos (e filho de David Bowie), "Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos" estreia no Brasil na próxima quinta-feira (2).

De 2.000 tomadas de efeitos visuais criadas para o filme, 1.300 envolviam as criaturas Orcs, um dos maiores desafios da produção. O trabalho ficou à cargo da "ILM – Industrial, Light & Magic", empresa criada por George Lucas em 1975 e o resultado representou um "imenso alívio" para o diretor.

"Existe uma corrida na indústria pelo avanço da tecnologia. Talvez, daqui a algum tempo, não sejamos os caras mais descolados do pedaço. Mas neste momento nós somos", declara Duncan.

A mistura de realidade com efeitos visuais não ficou limitada aos atores. Três mil pergaminhos e livros foram fabricados para preencher apenas o primeiro andar da Torre de Karazhan, uma das estruturas reproduzidas no filme. O restante da residência do personagem Medvih foi preenchida com efeitos visuais.

O ator Toby Kebbell, que interpreta Durotan no filme, fala sobre a experiência de dar vida a um dos principais heróis não-humanos de Warcraft. Ele creditou a realidade do personagem às orientações certeiras que recebeu do diretor. 

"O Duncan deixou bem claro que não era necessariamente apenas captura de movimentos. Era captura de interpretação. Chamá-lo assim foi o que humanizou o processo para mim", explica o britânico, que já tinha experiência prévia em viver uma criatura com o personagem Koba, de "Planeta dos Macacos: O Confronto". 

Inspirado diretamente pelo primeiro jogo da série, o filme mostra o pacífico reino de Azeroth à beira de uma guerra entre guerreiros Orcs, que fogem de seu território para colonizar um novo lar. Um portal então se abre para conectar dois mundos e começa a batalha entre os exércitos.

Bastante aguardado, "Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos" não agradou a crítica especializada norte-americana, que viu a obra como algo feito "apenas para agradar os fãs". Resta aguardar os resultados de bilheteria para provar ou não a teoria.

O filme já estreou na Ásia e na Europa. Já os Estados Unidos só poderão ver a mega produção uma semana depois dos fãs brasileiros, a partir do dia 10 de junho.