Topo

Com adaptações na infraestrutura, salas populares abrem com atraso em SP

Salas do Circuito SpCine estão levando cinema a regiões com pouca ou nenhuma opção - Fernando Pereira/Divulgação
Salas do Circuito SpCine estão levando cinema a regiões com pouca ou nenhuma opção Imagem: Fernando Pereira/Divulgação

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

01/06/2016 16h37

Oito das 20 salas previstas no circuito SPCine, que está levando cinemas populares a centros culturais, CEUs e bibliotecas públicas de São Paulo, foram entregues fora de seu cronograma original, que se encerrou no último domingo (29).

Programados para o período entre 8 e 29 de maio, os espaços dos CEUs Vila Atlântica, Paz e Vila do Sol, da Biblioteca Roberto Santos, do Centro Cultural São Paulo (salas Lima Barreto e Paulo Emílio) e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes ainda não abriram as portas.

Outras salas já em funcionamento também sofreram com atrasos, incluindo a do CEU Perus, inicialmente prevista para o dia 12 de maio e inaugurada apenas nesta quarta (1º) na zona norte da capital.

Procurada pelo UOL, a assessoria do SPCine afirma que dois motivos ocasionaram a mudança de planos –o primeiro deles intencional.

“Resolvemos espaçar as inaugurações das salas nos CEUs –que inclusive já estão com os projetores instalados– para dar tempo de realizarmos as sessões inaugurais”, diz a nota divulgada pelo circuito, que foi lançado em março pelo prefeito Fernando Haddad em parceria com a secretaria municipal de Cultura.

Além do cinema do CEU Perus, que abre nesta quarta, outras três tiveram novas datas divulgadas pela prefeitura: CEU Vila Atlântica (5 de junho), Paz (8) e Vila do Sol (9). As demais salas devem ser abertas ao público até julho.

“Os dois espaços culturais Centro Cultural São Paulo, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e Biblioteca Roberto Santos também estão passando por pequenas adaptações de infraestrutura que surgiram ao longo do processo”, afirma o comunicado.

Sala de cinema Circuito SPCine no CEU Butantã, zona oeste de São Paulo - Leonardo Rodrigues - Leonardo Rodrigues
Sala de cinema do Circuito SPCine no CEU Butantã, zona oeste de São Paulo
Imagem: Leonardo Rodrigues

Sala Butantã

Em abril, o UOL visitou a primeira sala do circuito, inaugurada no CEU Butantã, zona oeste de São Paulo, e constatou que, apesar de confortável e acessível, o espaço apresentava problemas no som e falta de opções de alimentação. A SPCine afirmou que estava avaliando as interferências sonoras e que possíveis soluções seriam estudadas.

Sobre as lanchonetes disse que "o regimento interno dos CEUs impede a comercialização de produtos e alimentos nas dependências do espaço, norma que, por sua vez, está sendo reavaliada pela Prefeitura de São Paulo junto à empresa de cinema e audiovisual".

Com assentos similares aos do circuito comercial, projetores profissionais e o mesmo sistema de som Dolby 5.1, as salas exibem blockbusters estrangeiros e títulos do cinema nacional.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o investimento total de equipamentos foi de R$ 7,4 milhões, além de mais R$ 2,5 milhões para a operação das salas. Com ingressos gratuitos, trata-se do maior circuito público de cinema do país. De acordo com o SPCine, 5.000 pessoas assistiram às sessões nos primeiros dois meses de projeto.