Topo

Animação francesa sobre garoto órfão leva principais prêmios em Annecy

Cena da animação francesa em stop motion "My Life as a Courgette" (2016) - Divulgação
Cena da animação francesa em stop motion "My Life as a Courgette" (2016) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/06/2016 10h35

Depois de uma estreia aclamada no Festival de Cannes, a animação francesa “My Life as a Courgette” levou os dois principais prêmios no 40º Festival de Animação de Annecy, na França. O filme em em stop motion levou o troféu da audiência e o prêmio Cristal do evento.

Escrito pela roteirista e diretora Celine Sciamma (“Tomboy”) e baseado no livro de Gilles Paris, “Courgette” fala sobre um garoto órfão de nove anos que tanta se adaptar a vida em um orfanato.

O prêmio do júri ficou com “The Girl Without Hands”, filme de estreia de Sébastien Laudenbach. Livremente baseado em um conto de fadas dos Irmãos Grimm, "The Girl", a animação apresenta um estilo de animação minimalista inspirado pela caligrafia chinesa.

Na programação, um dos destaques do festival foi a masterclass de Guillermo del Toro, quando o diretor revelou imagens inéditas de seu ”Trollhunters”.

Neste ano nenhum brasileiro teve grande destaque no festival. Nos últimos três anos, a produção nacional levou prêmios importantes no evento. Em 2015, o curta brasileiro "Guida" saiu como vencedor do prêmio "Jean-Luc Xiberras" de melhor curta de estreia. O Brasil já havia sido vencedor no festival com "Uma História de Amor e Fúria", de Luiz Bolognesie, em 2013 e "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, em 2014.