Topo

Não gosta de blockbusters? Festivais exibem filmes clássicos e raros em SP

"Os Fantasmas se Divertem" (1988) na programação do Cinemini Nostalgia, no Sesc Pompéia - Divulgação/Warner Bros
"Os Fantasmas se Divertem" (1988) na programação do Cinemini Nostalgia, no Sesc Pompéia Imagem: Divulgação/Warner Bros

Do UOL, em São Paulo

26/07/2016 07h00

As férias estão chegando ao fim, mas não a temporada de blockbusters nos cinemas. Após um mês de julho com as salas tomadas por animações, grandes produções, como “Esquadrão Suicida”, devem ocupar boa parte da programação. Uma boa notícia para os fãs de aventuras e efeitos especiais, mas não para os cinéfilos mais afeitos a histórias que passam longe de Hollywood. O Guia UOL garimpou algumas novidades no circuito alternativo da cidade.

Latinos
O Festival Latino-Americano de Cinema de São Paulo, que nesta edição homenageia a cineasta Anna Muylaert, está nos últimos dias. Mesmo assim, ainda é possível ver, de graça ou a preços populares, alguns títulos inéditos  que dificilmente entrarão no circuito comercial. São longas como o documentário uruguaio “O Mundo de Carolina”, em que diretora e sua protagonista, portadora de Síndrome de Down, discutem como deverá ser conduzida a história; ou o guatemalteco “A Maior Casa do Mundo”, filme que mostra uma menina que vive nas montanhas enfrentando seus medos diante da natureza e, especialmente, do nevoeiro.

O encerramento, nesta quarta (27), será exibido “Estopô Balaio”, sétimo longa-metragem de Cristiano Burlan, do premiado "Mataram Meu Irmão" (2013), que faz pré-estreia no evento.

Veja a programação completa em www.festlatinosp.com.br.

Catalães, euskeras e galegos
O II Ciclo de Cinema Espanhol em Catalão, Euskera e Galego estreia na próxima quinta (28), no MIS, com a proposta de mostrar toda a diversidade do cinema espanhol e suas diferentes comunidades. São títulos como o catalão “Estella Cadente”, do cineasta Luís Miñarro, e “Donkey Xote”, de José Pozo, todos com legendas em português.

Serviço
II Ciclo de Cinema Espanhol em Catalão, Euskera e Galego
Quando: 28 a 31 de julho
Onde: Auditório MIS (Avenida Europa, 158, Jardim Europa)
Quanto: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Mais informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

"O Grande Ditador" - Reprodução - Reprodução
"O Grande Ditador", de Charles Chaplin, está em mostra sobre a ditadura
Imagem: Reprodução

Ditadura no cinema
De 02 e 30 de agosto, às terças, o Sesc Santana exibirá a mostra Punir: A ditadura no cinema. Serão exibidos, gratuitamente, os longas como o clássico “O grande Ditador”, de Charles Chaplin, e “O País de São Saruê”, documentário de Vladimir Carvalho, gravado no chamado Polígono da Seca, que ficou proibido de 1971 a 1979 pelos órgãos de censura da época. Ao término de cada sessão, o conteúdo apresentado é discutido por Luis Carlos Pavan, pesquisador de cinema e produtor cultural, e Careimi Ludwig Assman, mestre em comunicação e semiótica, e produtora cultural.

Serviço
Mostra Punir: A ditadura no cinema
Quando: 02 a 30 de agosto, terças, às 20h
Onde: Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo)
Quanto: grátis
Mais informações: 0800-118220 ou pelo portal sescsp.org.br/santana

Cine Nostalgia
Pegando carona no sucesso de séries como “Stranger Things” e a onda nostálgica dos anos 80, o Cinemini Nostalgia, do Sesc Pompeia, exibe em agosto grandes clássicos infanto-juvenis dos anos 70 aos 90 para os pais assistirem junto aos filhos. Na programação, estão "E.T. - O Extra Terreste" (1982), de Steven Spielberg, "Os Fantasmas Se Divertem" (1988), de Tim Burton, "Gremlins" (1984), de Joe Dante, e "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (1941), de Mel Stuart, que serão exibidos com dublagem em português.

Serviço
Cinemini Nostalgia
Quando: de 13 a 28 de agosto, sábados e domingos,  12h
Onde: Sesc Pompéia (Rua Clélia, 93, Pompéia)
Quanto: grátis (ingressos distribuídos com uma hora de antecedência)
Mais informações: sescsp.org.br/pompeia