Imigração, incesto e temas tabus estão em mostra de cineasta francesa em BH
O Cine Humberto Mauro recebe a partir desta quinta (28) a Mostra Claire Denis, que focaliza a produção de uma das diretoras francesas mais conceituadas da atualidade. Ao todo serão exibidos sete filmes com entrada gratuita (retirada de ingressos meia hora antes de cada sessão), até 4 de agosto.
A mostra, parceria entre a Fundação Clóvis Salgado, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Aliança Francesa e Institut Françai, exibe os seguintes longas-metragens: "Dane-se a Morte", "Noites sem Dormir", "Bom trabalho", "Desejo e obsessão", "O Intruso", "Do Lado de Mathilde" e "35 Doses de Rum". Confira a programação completa no site da Fundação Clóvis Salgado.
As produções destacam temas tabus como colonização, imigração, sexo, canibalismo, incesto, política, homossexualidade e racismo. Claire Denis foi assistente de renomados diretores como Costa-Gravas, Jacques Rivette, Wim Wenders e Jim Jarmusch, no entanto debutando como diretora apenas em 1988, aos 42 anos. Ainda assim, dois anos depois, em 1990, já recebeu reconhecimento internacional com o filme "Dane-se a morte".
A utilização de temáticas de colonização e imigração não aparecem de forma gratuita na produção da diretora, que apesar de nascida na França morou desde muito nova em países como Camarões, Burkina Faso e Djibuti, o que potencializou seu olhar sobre intercâmbios culturais e conflitos.
Serviço
Mostra Claire Denis
Quando: a partir desta quinta (28) até 4 de agosto
Onde: Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro)
Quanto: entrada gratuita (retirada de ingressos a partir de 1h antes de cada sessão)
Mais informações: (31) 3236-7400
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.