Topo

Em cartaz no Rio, três mostras gratuitas exibem filmes brasileiros

Que Horas Ela Volta? - Divulgação
Que Horas Ela Volta? Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/08/2016 16h54

Além da programação intensa de Jogos Olímpicos na cidade, a programação do mês de agosto no Rio também tem muito cinema nacional. Três mostras em cartaz exibem filmes brasileiros gratuitamente, de sucessos recentes como "Que Horas Ela Volta?" e "O Menino e o Mundo" até documentários sobre atletas olímpicos.

Confira a programação completa:

Circuito Audiovisual - Brasil 2016
São mais de cem títulos apresentados pela mostra, entre sucessos como "O Som ao Redor", "Que Horas Ela Volta?", "Santo Forte", "Carlota Joaquina", "O Menino e o Mundo", "Branco Sai, Preto Fica", e também documentários sobre atletas olímpicos de diretores consagrados como Cacá Diegues, Laís Bodansky, Murilo Salles e outros. Os filmes serão exibidos até setembro em diversos pontos da cidade, como a Cinemateca do MAM, Cine Odeon, Casa Brasil Dome, CCBB, CCJF e Cine Jóia. Haverá também circuito itinerante realizado pelo Caminhão Cine EmCena Brasil, nos bairros Engenho Novo, Penha, Padre Miguel e Praça Seca.
Quando: de 2 de agosto a 19 de setembro de 2016.
Onde: Cinemateca do MAM (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo) - Exibição de 02 a 16 de agosto;
Dome da Casa Brasil (Rua Sacadura Cabral, 133 - Região Portuária) - Exibição de 06 de agosto a 18 de setembro; Exibição de 47 pílulas de 1 min cada, dos documentários realizados para o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, as 47 pílulas serão exibidas no teto do Dome da Casa Brasil, em duas sessões diárias, às 14h e às 18h.
Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 - Centro) - Exibição de 13 a 20 de agosto e de 13 a 17 de setembro.
Cine Jóia Jacarepaguá (Rio Shopping - Estr. do Gabinal, 313 - Freguesia) - Exibição de 16 a 20 de agosto e de 13 a 19 de setembro.
Circuito itinerante (caminhão Cine EmCena Brasil) - Exibição de 15 de agosto a 15 de setembro, duas vezes em cada bairro, com exibições diárias durante três dias - Engenho Novo, atrás da base do UPP São João; Iapi da Penha, na Praça Santa Emiliana; Padre Miguel, em frente à Escola Municipal Roberto Simonsen; Praça Seca, na Vila Olímpica do Mato Alto.
Cine Odeon (Praça Floriano, 7 - Centro) - Exibição de 18 a 24 de agosto e de 08 a 14 de setembro.
Ponto Cine (Estr. do Camboatá, 2300) - Exibição de 13 a 16 de setembro
CCBB Rio (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro) - Exibição de 14 a 18 de setembro
Quanto: Entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria de cada local de exibição, antes da sessão escolhida.
Mais informações: http://www.cultura.gov.br

Festival Reimagine Rio
Em programação paralela aos Jogos Olímpicos, a mostra traz histórias inspiradoras de pessoas que mudaram muitas vidas graças ao esporte e à arte. Haverá premières em cada uma das cinco comunidades retratadas nos documentários e mais de 300 sessões gratuitas em 50 pontos alternativos espalhados por toda a cidade e pela Baixada Fluminense. Os documentários trazem histórias marcantes de quem criou e de quem participa do Circo Crescer e Viver, na Praça Onze; do Jongo da Serrinha, em Madureira; do Nós do Morro, no Vidigal; do Cinema Nosso, com sede na Lapa; e do projeto esportivo Miratus, da comunidade da Chacrinha, na Praça Seca. Na quarta (10), às 19h30, haverá exibição de "Loucos Dizem que Somos", na Vila Olímpica do Vidigal; na quinta (11), às 20h, "No Risco do Circo no Risco da Vida" no Crescer e Viver (Rua Carmo Neto, 143 - Cidade Nova); na sexta (12), às 19h, "Nosso Cinema Nosso", na Rua do Rezende, 80, na Lapa; no sábado (13) às 18h, "Assó, Adorei o Jongo!", no Jongo da Serrinha (Rua Compositor Silas de Oliveira, 101 - Madureira). Confira os locais de exibição e horários no mapa oficial do evento.
Quando: de 11 a 31 de agosto de 2016.
Onde: Confira os locais no mapa oficial do festival.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.reimaginerio.com.br

CineFoot Extraordinário
O único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, dá o pontapé inicial no dia 10 de agosto para a sua edição especial, que terá entrada franca em todas as sessões no CCBB (de 10 a 15 de agosto) e no Centro Cultural Justiça Federal (de 10 a 13 de agosto). Um recorte curatorial especialmente elaborado para esta edição extra do CineFoot apresenta uma programação composta por 30 filmes oriundos de diversas nacionalidades. Um verdadeiro mosaico mundial do cinema de futebol. São 18 obras brasileiras e 12 internacionais. A programação contém 19 curtas e 11 longas-metragens, e contempla a já tradicional "Mostra Dente de Leite“, que reúne filmes voltados para o público infantojuvenil.
Quando: De 10 a 15 de agosto (de quarta a segunda) no CCBB Rio, às 16h e às 18h; de 10 a 13 de agosto (de quarta a sábado) no CCJF, às 19h.
Onde: CCBB Rio (Rua Primeiro de Março, 66) e CCJF (Av. Rio Branco, 241 - Cinelândia).
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: www.cinefoot.org