Topo

Niterói ganha novo complexo de cinemas em prédio projetado por Niemeyer

Sala de cinema do Reserva Cultural Niterói - Alexandre Vieira/Divulgação
Sala de cinema do Reserva Cultural Niterói Imagem: Alexandre Vieira/Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/08/2016 15h38

Após anos parado, o Centro Petrobras de Cinema se torna realidade em Niterói. Inaugurou para convidados na última quarta (24) a Reserva Cultural Niterói, complexo com cinco salas de cinema, que faz parte do Caminho Niemeyer. A abertura para o grande público será no dia 1º de setembro.

A empresa especializada em cinema latino-americano, europeu e produções independentes, já é conhecida pelos paulistanos. A Reserva Cultural, dos empresários Jean Thomas Bernardini e Laure Bacqué, já está há dez anos na Avenida Paulista. Em Niterói, o Reserva Cultural ocupa um prédio que é o primeiro complexo cinematográfico assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O espaço conta com cinco salas de cinema, lojas, estacionamento e espaços livres com mesas para o café, bar e restaurante do local. Seguindo a proposta da matriz paulistana, o complexo contará com outras atrações, como a Livraria Blooks, o bistrô Reserva, de cozinha mediterrânea, e a novidade Bizu Bizu, um misto de hamburgueria e sucos naturais.

O Reserva Cultural Niterói fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos, próximo ao terminal de barcas Rio-Niterói (cerca de 15 minutos a pé), do terminal de ônibus da cidade, e ao lado da Universidade Federal Fluminense.

Mais cinemas em Niterói

Muito aguardado pelos moradores da cidade, o Reserva Cultural Niterói promete seguir a linha da matriz em São Paulo, privilegiando filmes latinos-americanos, europeus e independentes. Além da novidade, Niterói possui outra opção para esse tipo de filme, o Cine Arte UFF, na Universidade Federal Fluminense.

Com entrada a R$ 12 (inteira) e R$ 4 nas segundas, o Cine Arte UFF conta com uma programação que varia semanalmente, e privilegia filmes fora do circuito convencional de grandes cinemas e salas de shoppings. São cerca de quatro sessões diariamente, que variam entre filmes iranianos, coreanos, brasileiros e de outras nacionalidades.

O cinema fica na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí. Confira a programação semanal na página do Centro de Artes UFF.