Topo

Festival de Gramado abre com Sonia Braga "solar" e gritos de "fora, Temer"

Luna D'Alama

Colaboração para o UOL, em Gramado (RS)

26/08/2016 21h13

Sob gritos generalizados de "fora, Temer" e até um "morre, Temer", o Festival de Gramado começou na noite desta sexta (26) com a exibição do longa "Aquarius", do cineasta Kleber Mendonça Filho. O filme, no entanto, não está na disputa pelo prêmio principal do evento.

Antes da projeção, o diretor subiu ao palco do Palácio dos Festivais e disse que esse "é um filme sobre amor, sobre ter uma opinião e defendê-la dentro daquilo que você acha que é certo, num sentido de cidadania, de democracia. O filme está com uma grande energia esta semana, uma energia política".

O filme vem sendo motivo de controvérsia política, após o diretor e a equipe se manifestarem publicamente contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Mendonça Filho falou ao lado do elenco e de uma pequena parte das mais de cem pessoas que compõem a equipe de "Aquarius".

"Há um ano, a gente filmava 'Aquarius', e hoje estamos abrindo o Festival de Gramado. Eu enviei o roteiro para a Sonia, e ela reagiu de forma muito positiva e passional. Hoje, ela é uma grande amiga. Obrigada, Sonia, eu te amo", declarou o cineasta.

Pouco antes, Sonia Braga foi homenageada com o troféu Oscarito pelo conjunto de sua obra. Quem entregou o prêmio foi Bruno Barreto, que a dirigiu em "Dona Flor e Seus Dois Maridos".

"Se o Kleber e eu fôssemos seus dois maridos, quem seria o Vadinho?", perguntou ele, brincando. "É difícil, ele é nordestino, acho que seria 'Dona Flor e seus dois Vadinhos'", respondeu Sonia, muito diplomática. "Eu queria fazer meu terceiro filme com ela, mas você, Kleber, saiu na frente", lamentou Barreto.

Além do troféu, a atriz de 66 anos, que vive nos Estados Unidos e volta agora à cena do cinema nacional, recebeu três homenagens em vídeo: do diretor Cacá Diegues, de Caetano Veloso e da amiga e comadre Renata Sorrah.

Diegues disse que "a câmera adora o rosto e o corpo de Sonia Braga". Eles trabalharam juntos em "Tieta do Agreste". "É uma maravilha filmar com a Sonia, gostaria de fazer isso mais vezes", afirmou.

Caetano acrescentou: "Sonia, coisa mais linda da minha vida e do Brasil. Você merece esse prêmio, que é glória pura." E Renata falou que sente muita saudade da amiga. "Tudo que você faz eu amo", derreteu-se.

Enquanto desfilava pelo tapete vermelho, Sonia via várias telas que exibiam cenas de seus principais filmes. Ao fundo, tocava uma trilha de sete minutos com colagens de músicas que sonorizaram os grandes trabalhos da carreira dela. Ao parar na entrada do Palácio dos Festivais para mais fotos, ouvia-se "Tieta", de Caetano.

"É a homenagem mais linda [que recebi]. A gente fez um ensaio e depois vai fazer tudo de novo", brincou Sonia.