Topo

Do metal ao funk, festival de documentários musicais celebra diversidade

Do UOL,em São Paulo

05/09/2016 07h00

Frank Zappa, Beatles, Maria Callas, Beyoncé e o funk carioca se encontram, a partir desta quarta (07), em São Paulo. Todos eles são temas de filmes do festival de documentários In-Edit, que chega à 8ª edição com 57 títulos selecionados, que serão exibidos, a maior parte de graça, até 18 de setembro.

A mostra, que no ano passado ganhou o prêmio APCA de Melhor Projeto Especial em Música Popular, chega ainda mais robusto, com exibições em 11 salas da cidade -18 deles de estreias nacionais- além de shows, debates, seminário e feira de vinis.

A abertura, nesta quarta (07), será com a première nacional de “Eat That Question – Frank Zappa in His Own Words”, longa do alemão Thorsten Schütte que retrata a intimidade do músico (1967-1993), um dos músicos mais versáteis de todos os tempos. A sessão será às 20h30, no Cinesesc, com distribuição de ingressos uma hora antes.

Grande homenageado desta edição, o diretor britânico Tony Palmer, da BBC, terá oito de seus títulos exibidos no festival, de nomes como Beatles, Maria Callas, Leonard Cohen e Cream. Palmer, que testemunhou diversas fases dos artistas retratados, vem ao Brasil para ministrar uma masterclass no dia 16, às 18h30, no Cine Matilha, com entrada gratuita.

Na seleção nacional, 27 títulos que enfocam os mais variados ritmos do Brasil, entre longas e curtas metragens. Na disputa, filmes inéditos como “Waiting for B”, que mostra a saga dos fãs brasileiros da cantora Beyoncé e “Brasil Heavy Metal: um filme, um sonho, uma declaração de amor ao metal brasileiro”.

Assista ao trailer do filme "Waiting for B"

UOL Entretenimento

Entre os títulos fora de competição, também figuram lançamentos como “Funk Brasil: 5 visões do batidão” dos diretores Cavi Borges, Luciano Vidigal, Marcelo Gularte, Rodrigo Felha, Julio Pecly, Paulo Silva e Christian Caselli, e “Ariel - Sempre Pelas Ruas”, que retrata um dos pioneiros do Movimento Punk no Brasil, Ariel Uliana Junior, vocalista da banda Invasores de Cérebros e encerra o Panorama Nacional.

A seleção internacional traz 20 títulos, dos quais 18 inéditos no Brasil. Os fãs da música pesada serão transportados para o festival de heavy metal mais aclamado do mundo, em “Wacken 3D. The Movie”, de Norbert Heitker. Já o longa “Orion: The Man Who Would Be King”, de Jeanie Finlay, conta a história de Jimmy Ellis, ou Orion, dublê de Elvis que enganou muita gente com sua voz idêntica à do rei do rock.

Além das exibições, o In-Edit terá shows com as bandas Fábrica de Animais, Pin-Ups e Invasores de Cérebros, apresentação do músico Chico Saraiva, feira de vinil e o seminário 3 X Documentário Musical, uma série de conversas com realizadores de documentários musicais em três diferentes versões mediada pelo jornalista Marcus Preto. Confira a programação completa em www.in-edit-brasil.com.

Serviço
In-Edit Brasil
Quando
: 07 a 18 de setembro
Onde: Cinesesc, Spcine Olido, Spcine Lima Barreto (CCSP), Cinemateca Brasileira, Cine Matilha e em 6 CEUs do Circuito Spcine
Quanto: R$ 12 (inteira), R$ 6 (meia) no Cinesesc, nos demais locais a entrada é gratuita
Vendas: bilheteria do Cinesesc (Rua Augusta 2075, Cerqueira César)
Mais informações: www.in-edit-brasil.com