Topo

Festival de Cinema de Brasília amplia mostra competitiva; veja programação

Do UOL, em Brasília

05/09/2016 17h32

O 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro traz novidades para a edição que começa em 20 de setembro e se encerra no dia 27. A mostra competitiva passa a ter nove competidores e não mais seis, como anteriormente, além de 12 curtas ou médias. As produções vão ser exibidas diariamente no Cine Brasília e reprisadas no Cine Cultural Liberty Mall.

Para a abertura, o festival traz o premiado "Cinema Novo", de Eryk Rocha - filho de Glauber Rocha -, que levou o prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes, e também "Improvável Encontro", de Lauro Escorel. A sessão é só para convidados.

A produção nacional está bem representada e dividida dentre os curtas, médias e longas-metragens selecionados. Minas Gerais (com cinco títulos), São Paulo e Rio de Janeiro (quatro filmes), Pernambuco (dois), Amazonas, Ceará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Maranhão e Bahia (com uma produção cada um) participam do festival, além de coproduções internacionais, com Portugal e Costa Rica.

O Distrito Federal está representado na disputa dos longas-metragens com "Malícia", de Jimi Figueiredo.

A programação da 49ª edição do festival é marcada pela inquietação estética e política, reforçando o caráter pulsante das produções brasileiras recentes.

O encerramento comemora os 20 anos do longa "Baile Perfumado" e da retomada do cinema pernambucano. O Festival de Brasília terá ainda debates, seminários e palestras, inclusive com Kléber Mendonça Filho, diretor do premiado ‘Aquarius’. A programação completa pode ser acessada pelo site www.festbrasilia.com.br

Serviço
49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Quando: 20 a 27 de setembro
Onde: Cine Brasília eCine Cultural Liberty Mall.
Quanto: entrada franca
Mais informaçõeswww.festbrasilia.com.br