Mostra em BH exibe cinegrafia completa do diretor e ator Neville d'Almeida
O Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes recebe a partir desta sexta (30) a mostra Neville d'Almeida - Cronista da Beleza e do Caos. Ao todo serão exibidos 25 filmes do diretor mineiro, entre longas e curtas-metragens, além de seis filmes nos quais ele aparece como ator (dentre eles "Sem essa, Aranha" e "O Bandido da Luz Vermelha", ambos de Rogério Sganzerla).
O nome do belorizontino apareceu primeiramente no Cinema Marginal da década de 1960, que trazia para as telas temáticas sociais e tabus à época, como a homossexualidade. Mas foi com "A dama da lotação" (1978), com Sônia Braga no papel principal, que ganhou ampla projeção - com 6,5 milhões de espectadores, detém a quarta maior bilheteria do país. Dois anos depois, em nova adaptação de Nelson Rodrigues, dessa vez com "Os sete gatinhos" (1980), dirigiu Lima Duarte, Regina Casé e Antônio Fagundes.
A abordagem muitas vezes polêmica da sexualidade também teve destaque em "Navalha na carne" (1997), com Vera Fischer. Multi-artista - possui a instalação "Cosmococa" no Inhotim, Brumadinho, em criação com Hélio Oiticica -, Neville continua aos 75 anos em franca produção, tendo lançado em 2015 "A frente fria que a chuva traz", estrelado por Chay Suede e Bruna Linzmeyer.
A mostra segue até 15 de outubro, com entrada gratuita. Confira a programação completa no site da Fundação Clóvis Salgado. No dia 7 de outubro o diretor participa de um bate-papo após a sessão de "Navalha na carne", às 19h30.
Serviço
Mostra Neville d'Almeida - Cronista da Beleza e do Caos
Quando: sexta (30) a 15 de outubro
Onde: Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537 - Centro)
Quanto: entrada gratuita (distribuição de ingressos meia hora antes das sessões)
Mais informações: (31) 3236-7400
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.