Topo

Filme de Tim Burton líder de bilheteria tem elenco predominantemente branco

26.set.2016 - O diretor Tim Burton (ao centro) com o elenco do filme "O Lar das Crianças Peculiares" em Nova York. Da esquerda para a direita: Samuel L. Jackson, Ella Purnell, Lauren McCrostie, Tim Burton, Asa Butterfield, Finlay MacMillan e Eva Green - Jamie McCarthy/Getty Images
26.set.2016 - O diretor Tim Burton (ao centro) com o elenco do filme "O Lar das Crianças Peculiares" em Nova York. Da esquerda para a direita: Samuel L. Jackson, Ella Purnell, Lauren McCrostie, Tim Burton, Asa Butterfield, Finlay MacMillan e Eva Green Imagem: Jamie McCarthy/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/10/2016 14h40

Tim Burton é conhecido pelo tom sombrio que dá às histórias que dirige. Mas o mais novo filme do cineasta trouxe à tona uma nova faceta até então pouco discutida sobre o trabalho dele. "O Lar das Crianças Peculiares" - líder de bilheterias no Brasil e nos EUA - tem apenas um ator negro em seu vasto elenco. A história é baseada em um livro repleto de personagens infantis e adultos.

"Hoje em dia as pessoas tem falado mais sobre isso", respondeu o diretor californiano quando questionado por uma jornalista do site Bustle sobre a falta de atores negros em seus filmes. A questão sobre a falta de diversidade está em alta em Hollywood desde o boicote de diversos artistas à cerimônia do Oscar. Tim Burton usou o termo "politicamente correto" para se justificar.

"Eu me lembro de quando era criança e assistia a 'Família Sol, Lá, Si, Dó'. De repente eles começaram a ficar politicamente corretos e colocaram uma criança asiática e uma negra no elenco. Eu costumava ficar muito mais ofendido por isso do que por...Bem, eu cresci assistindo às produções 'blaxpoitation' (movimento do cinema dos anos 70 com filmes feitos por negros e para negros). E achava ótimo aquilo. Eu não pensava, tipo, 'óh, deveriam ter mais atores brancos nesses filmes."

Samuel L. Jackson, único ator negro do elenco de "O Lar das Crianças Peculiares", admitiu ter notado a falta de diversidade, mas garantiu que isso não afetou seu trabalho. O veterano de 68 anos saiu em defesa do diretor. "Talvez eu seja o primeiro ator negro em um filme do Tim Burton, não tenho certeza, mas as coisas são como são. Não acho que seja culpa dele ou da forma como conta suas histórias. É só como aconteceu. O Tim é um cara muito legal", destacou.

Dos 36 filmes dirigidos por Tim Burton, apenas dois atores negros ganharam papéis. Billy Dee Williams interpretou Harvey Dent em "Batman" (1989) e Michael Clarke Duncan como Attar em "O Planeta dos Macacos" (2001). No entanto, os dois personagens eram secundários. Portanto Barron, o vilão de Samuel L. Jackson que tenta eliminar crianças com poderes especiais deve ser mesmo o primeiro papel de destaque de um negro em um filme de Tim Burton.

Veja o trailer de "O Lar das Crianças Peculiares"