Topo

Jesuíta Barbosa e Laura Neiva vivem amor problemático e proibido em "Jonas"

Do UOL, em São Paulo

21/10/2016 18h45

O amor do filho da empregada pela filha da patroa é a trama central de "Jonas", longa-metragem de estreia da diretora paulistana Lô Politi. O ator Jesuíta Barbosa, que recentemente esteve na série "Justiça", da Globo, protagoniza o filme ao lado de Laura Neiva, que interpreta Branca, a filha da patroa da mãe dele.

Criados juntos, Jonas e Branca se reencontram já quase adultos e a paixão do personagem central volta à tona. Tomado por um impulso, ele comete um crime e acaba sequestrando a garota, que fica escondida em um carro alegórico de uma escola de samba. 

A ideia para o filme surgiu da observação da diretora sobre as alegorias que se acumulavam todos os anos em terrenos próximos às Marginais da capital paulista. Lô, que já trabalhava como produtora e assistente de direção há muitos anos, resolveu então filmar com aquele pano de fundo. A diretora filmou no Sambódromo, que sedia o Carnaval paulistano, e também no bairro boêmio da Vila Madalena.

Além da dupla de protagonistas, estão no elenco o ator Chay Suede, o cantor Criolo e os rappers Karol Conká e Rincón Sapiência. "Jonas" já passou alguns festivais de cinema pelo Brasil e pelo mundo, tendo sido exibido em cidades como: Lisboa, Paris, Madrid, Los Angeles, Miami, Toronto, Montreal, Buenos Aires e Montevideo.

No Festival do Rio, o filme recebeu um prêmio especial do júri, na categoria Novos Rumos e esteve também na 39º Mostra de São Paulo, no ano passado, e no Festival de Tiradentes. "Jonas" estreia em circuito comercial na próxima quinta (27).