Topo

Triângulo amoroso com anjos, "Fallen" chega ao cinema após 7 anos de espera

Pôster do filme "Fallen", que estreia no Brasil no dia 8 de dezembro de 2016 - Divulgação - Divulgação
Pôster de "Fallen", que estreia no dia 8
Imagem: Divulgação

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

07/12/2016 07h00

Acabou a longa espera dos fãs da saga "Fallen" para ver a história de amor de Luce, Daniel e Cam retratada nas telonas. Adaptado do best-seller homônimo de Lauren Kate, o filme chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, dia 8 de dezembro. A norte-americana autora da série de livros esteve no Brasil para promover o filme ao lado de sua protagonista, a atriz Addison Timlin.

Lauren Kate - Ricardo Matsukawa/UOL - Ricardo Matsukawa/UOL
4.dez.2016 - Lauren Kate, criadora da série de livros "Fallen", participa de bate-papo com fãs na Comic Con Experience, em SP
Imagem: Ricardo Matsukawa/UOL

"Para ser bem sincera o primeiro roteiro era horrível. Eu recebi no dia do meu aniversário e até chorei. Depois que o Scott Hicks assumiu a direção (em 2013) tudo caminhou bem. Foi uma longa estrada, mas eu amo do jeito que ficou agora", contou Lauren em um encontro com fãs brasileiros na Comic Con Experience, no último domingo (4), em São Paulo.

Os direitos do livro foram comprados antes mesmo de ele chegar às livrarias, há 7 anos, em 8 de dezembro de 2009 nos Estados Unidos. Na época, outra história bastante parecida estourava nas bilheterias: o romance entre Bella Swan e o lobisomem Jacob e o vampiro Edward em "Crepúsculo", adaptação da série de livros de Stephanie Meyer. 

O primeiro roteiro chegou às mãos de Lauren Kate em 2011, quando ela já divulgava o terceiro livro da série, "Paixão", inclusive com uma passagem pela Bienal do Rio de Janeiro daquele ano. De lá para cá, foram cinco anos de ajustes até a história ficar o mais fiel possível ao livro.

"Ver o rosto de vocês assistindo ao trailer me deixou com lágrimas nos olhos. É algo que eu não podia imaginar quando lancei o livro", disse a autora depois de uma recepção calorosa da plateia que lotou os 750 lugares do auditório. O bate-papo com os fãs da série rolou entre gritinhos de "eu te amo" direcionados até mais a autora dos livros do que para a protagonista do filme.

Inspiração na Bíblia

"Fallen" conta a história de Lucinda Price, a "Luce" (Addison Timlin), uma garota de 17 anos que é enviada para um reformatório acusada pela misteriosa morte de seu namorado. Lá, ela conhece Daniel Grigori (Jeremy Irvine) sem saber que ele é um anjo apaixonado por ela há milênios. Ao mesmo tempo, a protagonista da trama não consegue se manter afastada de Cam Briel (Harrison Gilbertson), que também é um anjo e há tempos luta pelo amor dela.

"Eu não sabia muito sobre anjos antes de escrever 'Fallen'", admite Lauren Kate, que passou a se interessar pelo tema durante seu mestrado. Ela recebeu de sua professora todas as referências de anjos na Bíblia ao estudar as narrativas bíblicas

"Ela me deu uma lista de mais ou menos cem livros para pesquisar. Fui à biblioteca e peguei uns 50. O bibliotecário olhou para a minha cara com aquela cara de, tipo: ‘Nossa, será que ela precisa de ajuda?’", conta a escritora entre risadas do público.

Lauren Kate se interessou especialmente por uma das passagens do livro Gênesis que fala sobre um grupo de anjos expulsos do céu porque desejavam mulheres mortais, os chamados anjos caídos. Este foi o ponto de partida para a série "Fallen" ("caídos" em português), que gerou mais três livros e outros dois derivados.

Sobre uma possível continuação de "Fallen" também nos cinemas, Lauren não quis entregar o jogo. "Depende da bilheteria. Vamos ver como vocês vão receber esse primeiro filme". A autora tem cinco livros lançados em português e já vendeu 1,5 milhão de exemplares no Brasil. O maior concorrente na estreia de "Fallen" deve ser a comédia "A Última Ressaca do Ano", estrelada por Jennifer Aniston.