Topo

"Excitante", "melhor Star Wars": Veja o que a crítica achou de "Rogue One"

Do UOL, em São Paulo

13/12/2016 15h50

As primeiras resenhas de "Rogue One: Uma História Star Wars" invadiram as redes às 15h desta terça-feira (13), e parece que o filme já conquistou muitos fãs, com críticos chegando a considerá-lo "talvez o melhor filme de 'Star Wars' até agora" ou pelo menos "o melhor desde 1977".

No site "Rotten Tomatoes", que compila as críticas dos principais veículos de comunicação, a produção alcançou altos 81% de aprovação.

O filme faz parte da chamada "Antologia", com histórias independentes da saga da família Skywalker. A trama se passa pouco antes dos eventos de "Star Wars: Uma Nova Esperança" (1977) e acompanha o grupo de rebeldes empenhados em roubar os planos da Estrela da Morte, a arma de destruição em massa encomendada por Darth Vader, capaz de aniquilar planetas inteiros.

Estrelado por Felicity Jones, Diego Luna, Forest Whitaker, Madds Mikkelsen, entre outros, o longa tem direção de Gareth Edwards e chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira.

Veja o que os principais veículos do mundo estão dizendo sobre "Rogue One":

Collider

"'Rogue One é o mais único dos filmes de 'Star Wars', e isso é muito bom (...) O diretor Gareth Edwards finalmente tira a franquia de sua zona de conforto. É inequivocamente um filme de 'Star Wars', mas o universo foi recontextualizado por meio de uma lente mais sofisticada."

Deadline

"Este pode ser o melhor 'Star Wars' já feito (...) O elenco não poderia ser melhor, com Felicity Jones, a heroína perfeita e nervosa, Luna, um parceiro arrojado, e a grande invenção de Tudyk como novo robô. Mendelsohn é um complexo vilão, enquanto Ahmed e Yen também têm seus grandes momentos."

Vanity Fair

"O diretor Gareth Edwards faz mais do que impulsionar um senso de inevitabilidade. Ele dá a "Rogue One" um filme sobre heróis esquecidos de uma velha guerra uma maturidade que estou francamente surpreso que esteja em um longa da Disney."

The Hollywood Reporter

"O que os fãs vão encontrar aqui é um monte de ação, ótimos efeitos especiais, um bom alívio cômico, lugares deslumbrantes (Islândia, Jordânia e Maldivas) e alguns intrigantes vislumbres do Império, que começa a flexionar seu poder intergaláctico."

The Wrap

"'Rogue One' é para fãs, mas no pior sentido da expressão. A menos que você se emocione com a ideia de 133 minutos de menções paralelas e gritos e referências diretas ao filme original. Não há quase nenhuma emoção acontecendo aqui, menos ainda em relação à personagem principal, enredo e história."

Variety

"O público mais jovem ficará entediado, confuso ou as duas coisas. Mas, para a geração original de fãs que não sabia o que fazer com os episódios 1, 2, 3, 'Rogue One' é a prequela que eles sempre sonharam."

Rolling Stone

"A força está definitivamente com este 'spinoff' (...) Com a esmagadora Jones entregando uma das melhores guerreiras e um elenco que consegue dar verdade a uma fantasia de ficção científica, 'Rogue One' prova que é uma história que merece ser contada."

Entertainment Weekly's

"'Rogue One' é um filme de 'Star Wars'. E isso é épico. Mas o que está realmente em seu núcleo, por baixo de todos os seus efeitos especiais, é um filme de assalto. Uma quadrilha heterogênea de ladrões e canalhas que precisa roubar alguns mapas. É um 'Onze Homens e um Segredo' espacial."

The Guardian

"'Rogue One' não se torna trapaceiro em nenhum nível e não é um evento de cultura pop como 'O Despertar da Força'. Parte do seu encanto reside em seu lado misterioso, quase sonhador, de produzir continuamente elementos familiares, reformulados e reconfigurados, chegando ao passado e insinuando um futuro predeterminado."