Topo

Produção de filme burla regras e põe saúde de Matt Damon em risco, diz site

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/12/2016 18h09

O ator Matt Damon e toda a equipe envolvida na produção do filme "A Grande Muralha", uma das mais caras parcerias entre China e Hollywood, teriam sido expostos a gases químicos irregulares e poluição descontrolada durante as filmagens no país asiático. É o que contam fontes anônimas ao site Hollywood Reporter.

"Como que eu posso olhar para a cara do Matt Damon quando ele é o único naquele lugar que não está usando uma máscara?", questionou uma das fontes sobre uma das regras básicas de segurança adotadas para evitar a inalação de gases químicos e o contato com a extrema poluição de Pequim.

O filme conta a história de um grupo de soldados britânicos combatendo na China que se deparam com a construção da Grande Muralha e começam a descobrir um grande segredo por trás daquela obra. Além das polêmicas envolvendo a filmagem, o filme também enfrenta a ira de alguns grupos chineses que veem apropriação cultural e o personagem de Matt Damon como um "grande salvador branco" do povo oriental.

Além do risco à saúde dos atores e equipe de filmagem, também foram feitas denúncias de riscos enfrentados por trabalhadores durante a construção do set do filme de US$ 150 milhões.

O Dalian Wanda Group, um dos maiores grupos de cinema da China, investiu US$ 8,2 bilhões na construção de um mega estúdio usado para a locação de "A Grande Muralha" e que deve dar início a outras parcerias entre o cinema norte-americano e chinês.

Regras básicas de segurança teriam sido completamente ignoradas durante a construção. No futuro, o local abrigará, além dos estúdios,  um parque temático, um cinema com 5.300 lugares e um resort.

Procurados pela reportagem do Hollywood Reporter, os responsáveis não responderam aos questionamentos. A assessoria do ator Matt Damon também ainda não se posicionou sobre a denúncia.

"A Grande Muralha" estreia no Brasil no dia 16 de fevereiro de 2017.