Topo

Atriz Zsa Zsa Gabor morre aos 99 anos após ataque cardíaco

Do UOL, em São Paulo*

18/12/2016 21h00

A atriz Zsa Zsa Gabor morreu neste domingo (18), aos 99 anos. Ela sofreu um ataque cardíaco e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu. Ela faria cem anos em fevereiro.

Muito emocionado, o marido dela, o socialite alemão Frederic von Anhalt, informou à agência de notícias AFP que Zsa Zsa morreu em casa, cercada por amigos e pela família: "Todos estavam lá. Ela não morreu sozinha". Os dois se casaram em 1986, na união mais longa da atriz.

Zsa Zsa já não estava bem de saúde e, por isso, nas festas de aniversário organizadas por Frederic não era permitida a entrada de convidados em seu quarto. 
 
No início deste ano, a atriz foi internada em um hospital em Los Angeles, Estados Unidos, com dificuldades respiratórias.

Carreira marcada por polêmicas

Radicada nos Estados Unidos, a atriz austro-húngaro era a segunda filha de Vilmos Gabor e de Jolie Gabor. Seu nome de batismo era Sári Gabor e ainda na sua terra natal, hoje Hungria, ganhou o apelido com o qual ficaria famosa no mundo todo. 
 
Zsa Zsa foi eleita Miss Hungria em 1936 e participou de filmes como "Moulin Rouge" (1952), "Lili" (1953) e "A Marca da Maldade" (1958). Também construiu sua carreira na televisão, em séries como "Batman", "Bonanza" e "Green Acre", entre outras. 
 
A vida pessoal de Zsa Zsa foi marcada por escândalos. Ela, que foi casada nove vezes, encarnou o ideal de loura platinada da indústria do cinema, com uma inclinação por vestidos que ressaltavam suas curvas. 
 
Se viu envolvida em novo escândalo em 1989, quando foi parar na Justiça acusada, e depois condenada, de esbofetear um policial de Beverly Hills, após cometer uma infração de trânsito.
 
Ela sofreu um acidente de automóvel em 2002, mas sem graves danos. Seus problemas de saúde começaram três anos mais tarde, quando a atriz precisou passar por uma cirurgia para desobstrução de uma artéria após um derrame. 
 
Com mais de 90 anos de idade, precisou amputar a perna direita depois de passar por uma cirurgia após fraturar a anca.

*Com AFP