Topo

Mostra do Festival de Berlim dedicada a jovens terá dois filmes brasileiros

Cena do filme "A Mulher do Pai", de Cristiane Oliveira - Reprodução
Cena do filme "A Mulher do Pai", de Cristiane Oliveira Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/12/2016 14h17

Dois longas brasileiros, "A Mulher do Pai" e "As Duas Irenes", foram selecionados para a Mostra Generation, com temática jovem, do Festival de Berlim de 2017.

Da gaúcha Cristiane Oliveira, "A Mulher do Pai" é ambientado na região fronteiriça do Rio Grande do Sul com o Uruguai e acompanha o relacionamento entre uma menina de 16 anos (Maria Galant) e seu pai cego (Marat Descartes), por quem a garota fica responsável após a morte da avó.

O longa de estreia de Cristiane ainda levou os prêmios de melhor direção, melhor atriz coadjuvante, para a uruguaia Verónica Perrota, e melhor direção de fotografia, assinada por Heloísa Passos.

Também estreia de Fabio Meira, "As Duas Irenes" aborda a vida de Irene, uma menina de 13 anos que descobre um segredo do pai, que tem outra família e até uma filha de mesmo nome. 

Nesta quarta, a Berlinale já havia anunciado outras duas produções brasileiras na mostra Panorama: "Vazante", de Daniela Thomas, e "Pendular", de Julia Murat. O filme de Daniela trata das relações raciais e de gênero no início do século 19. A obra revive a época do trabalho escravo na extração de pedras preciosas em Minas Gerais. 

"Pendular", de Murat, mostra a relação entre um escultor e uma dançarina. O festival o descreve como "um tratamento de gênero original e filosófico sobre jovens boêmios à beira da meia-idade".