Topo

Atriz Carrie Fisher sofre ataque cardíaco durante voo e está na UTI

Carrie Fisher  na première mundial de "Star Wars: O Despertar da Força", em Los Angeles, em 2015 - Mario Anzuoni /REUTERS
Carrie Fisher na première mundial de "Star Wars: O Despertar da Força", em Los Angeles, em 2015 Imagem: Mario Anzuoni /REUTERS

Do UOL, em São Paulo

23/12/2016 19h32Atualizada em 27/12/2016 19h37

A atriz Carrie Fisher, 60, sofreu nesta sexta-feira (23) um ataque do coração. Conhecida por ter interpretado a princesa Leia na franquia "Star Wars", Fisher estava num voo que ia de Londres para Los Angeles.

Todd Fisher, irmão da atriz, afirmou que não consegue precisar o estado de saúde da atriz, mas confirmou que ela está na UTI. "Não temos boas e nem más notícias", disse à "CNN". Mais cedo, no entanto, ele chegou a confirmar à Associated Press que ela estava "estável" e "fora de emergência".

O ataque cardíaco aconteceu 15 minutos antes do avião pousar no aeroporto de Los Angeles. Uma aeromoça perguntou aos passageiros se havia algum médico e um técnico em emergência administrou medidas de salvamento na artista.

Após o pouso, que aconteceu por volta do meio-dia, Fisher foi levada para o UCLA Medical Center. As primeiras informações, dadas por um oficial de emergência à revista "Variety", eram de que o caso de Fisher era crítico. Segundo o TMZ, os paramédicos precisaram de 15 minutos para recuperar a pulsação da atriz. 

Gary, fiel companheiro de Fisher, esteve no hospital - Reprodução/TMZ - Reprodução/TMZ
Gary, fiel companheiro de Fisher, esteve no hospital
Imagem: Reprodução/TMZ
Além do irmão, Fisher está sendo acompanhada pela filha, Billie, e até pelo seu fiel companheiro Gary, um buldogue francês, que segue Fisher por todos os lugares. O cão estava na companhia da atriz no voo e foi flagrado inclusive no hospital.

Nas redes sociais, algumas pessoas que estavam a bordo do avião compartilharam notícias. "Não sei como processar isso, mas Carrie Fisher parou de respirar no voo para casa. Espero que ela fique bem", escreveu a atriz Anna Akana no Twitter. O comediante Brad Gage também se manifestou: "Estou em completo choque. Anna Akana e eu sentamos na frente de Carrie Fisher em nosso voo de Londres e ela foi tirada do avião por técnicos de emergência".

O ator Peter Mayhew, que faz o Chewbacca em "Star Wars", usou o Twitter para desejar melhoras para atriz. "Pensamentos positivos e orações para a princesa favorita de todos agora..." Mark Hamill, o Luke Skywalker, também se manifestou: "Como se 2016 não pudesse ficar pior...enviando todo o nosso amor para Carrie Fisher".

Em uma declaração enviada ao "The Hollywood Reporter", Harrison Ford, parceiro de Fisher na saga "Star Wars", disse estar "chocado e triste": "Nossos pensamentos estão com Carrie, sua família e seus amigos". Rapidamente, a hashtag #MayTheForceBeWithHer [Que a força esteja com ela, famosa frase dita pelos jedis na franquia], tomou conta do Twitter.


Lançamento de livro

A viagem para Londres serviu para a atriz gravar cenas da sitcom "Catastrophe" e divulgar o recém-lançado livro "Memórias da Princesa: os Diários de Carrie Fisher", onde a atriz conta segredos dos bastidores das filmagens de "Star Wars". 

Entre as revelações mais surpreendentes da obra está o fato de que Fisher teve um caso com Harrison Ford. Na época das filmagens (1976), ela  tinha 19 anos enquanto Ford, que interpreta o herói Han Solo, tinha 33 anos. O ator era casado havia mais de uma década.

Carrie Fisher - Reprodução - Reprodução
Carrie Fisher como a princesa Leia de "Star Wars"
Imagem: Reprodução