Topo

"Eu Fico Loko": Como a popularidade de um youtuber se transformou em filme

O youtuber Christian Figueiredo entre Bruno Garotti e Júlio Uchôa: diretor e produtor de sua cinebiografia - Divulgação
O youtuber Christian Figueiredo entre Bruno Garotti e Júlio Uchôa: diretor e produtor de sua cinebiografia
Imagem: Divulgação

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

12/01/2017 04h00

Um ano e meio. Ou 18 meses, como preferir. Este foi o tempo que levou desde um convite via Facebook feito por um produtor até a estreia do filme "Eu Fico Loko", que chega nesta quinta-feira (12) aos cinemas. A comédia que mostra os melhores e piores momentos de 21 anos da vida do youtuber Christian Figueiredo saiu em tempo recorde, levando em consideração o longo processo pelo qual passam outras produções nacionais.

O curioso é que não foi a internet que levou a história do youtuber para as mãos do produtor Júlio Uchôa e do diretor Bruno Garotti. Eles já estavam em busca de um roteiro adolescente para gravar, quando foram alertados sobre um livro que não saía da lista dos títulos mais vendidos. Era a história de Christian Figueiredo.

"Foi uma sorte muito grande encontrar esse livro e essa história brilhante", conta Bruno Garotti ao UOL, falando sobre a sensação que teve ao se deparar com o livro "Eu Fico Loko" quatro meses depois do lançamento. Pupilo do veterano cineasta Daniel Filho, o diretor de 31 anos viu na história de Christian uma espécie de "Confissões de Adolescente" atualizado.

Com vasta experiência como assistente de direção e roteirista de filmes como o próprio "Confissões", de 2013, e as comédias "Se Eu Fosse Você 2", "S.O.S Mulheres ao Mar" 1 e 2 e "O Bem Amado", além de projetos para a TV, Garotti viu ali a oportunidade perfeita para investir em seu primeiro longa assinando como diretor e roteirista.

Em junho de 2015, o produtor Júlio Uchôa resolveu botar a mão na massa e entrou em contato com Christian por uma mensagem no Facebook. Quatro meses depois, e um mês depois de lançar o livro "Eu Fico Loko 2", Christian já não escondia que teria uma adaptação de sua biografia para o cinema.

Christian Figueiredo comenta buscas por seu nome no Google

UOL Entretenimento

Elenco estrelado

Para que a produção não perdesse o calor da popularidade crescente de Christian foi necessário um esforço coletivo. Os testes de elenco foram acompanhados e gravados pelo próprio youtuber, que compartilhou parte do making of em 20 vídeos no seu canal da web, hoje com mais de 7 milhões de inscritos.

Alessandra Negrini - Divulgação - Divulgação
Alessandra Negrini é Lilian, a mãe zen de Christian
Imagem: Divulgação

No elenco, rostos bastante conhecidos do público teen. O time principal, por exemplo, tem atores da versão mais recente de "Chiquititas". Filipe Bragança (o Christian de 15 anos), Giovana Grigio (Gabriela) e Isabella Moreira (Alice) foram Duda, Mili e Debora na novela infanto-juvenil do SBT.

Michel Joelsas (Mauro), de "Malhação", Thomaz Costa (Rodrigo), de "Carrossel", e José Victor Pires (Yan), de "Rebelde", também ganharam papéis de destaque. Tudo para atender uma geração classificada como "exigente" pelo produtor Júlio Uchôa.

"Eu, como produtor de cinema, queria fazer um filme de altíssima qualidade, porque essa é uma geração que compra e assiste a muito filme internacional e cobra por qualidade", destaca Júlio, que esteve envolvido recentemente na produção de "Capitão América: Guerra Civil", da Marvel, e tem no currículo filmes como "Navalha na Carne", com Vera Fisher, e "Chico Xavier".

Rostos conhecidos por outras gerações também estão no filme. Alessandra Negrini e Suely Franco são, respectivamente, mãe e a avó do youtuber. O humorista Wellington Muniz, o Ceará, interpreta o pai piadista e sem graça de uma das namoradas do protagonista. A atriz e ex-VJ da MTV Chris Couto faz uma ponta como professora.

Uma cinebiografia aos 21 anos

Uma equipe completa do Rio de Janeiro foi movida para São Paulo, já que Christian vive na capital paulista. As filmagens duraram cerca de 40 dias, mas antes disso houve um trabalho laboratorial que envolveu toda a equipe. "Hoje posso dizer que eu conheço os vídeos do Chris melhor do que ele. Quando tinha uma falha no roteiro, eu perguntava se tinha algum vídeo que poderia usar. Quando ele falava que não, eu ia atrás e achava", conta Garotti.

O vasto material foi usado como apoio para as histórias contadas no livro. Além do canal "Eu Fico Loko", criado em 2010, Christian mantém um canal secundário no YouTube para mostrar seu dia a dia. Juntos, os dois canais somam quase mil vídeos, que tiveram alguns trechos aproveitados para o filme. 

Eu Fico Loko - Divulgação - Divulgação
Michel Joelsas, Isabella Moreira, Filipe Bragança e José Victor Pires posam em volta de Christian Figueiredo
Imagem: Divulgação

Os atores também não foram poupados. "Quando eu soube do teste, já comecei a assistir e a pesquisar vídeos dele. Eu estudei bastante", diz Filipe Bragança, que interpreta o Christian de 15 anos. Ele também teve que ajustar o tom de voz com uma psicóloga, alterar a postura e pinçar as sobrancelhas, O ator adolescente é o grande protagonista do filme, já que o próprio youtuber só aparece como narrador e em poucas cenas finais, quando já tem 21 anos. 

"No meu filme, eu vi verdade em todos os personagens. O Filipe entrou de cabeça na minha história. Ele vivia aquilo não só em frente às câmeras. Ele assistiu mais de 500 vídeos para me entender e realmente virou eu", destaca Christian Figueiredo, que chegou a colocar o ator para apresentar vídeos no seu canal.

Com distribuição da Paris Filmes e da Universal Pictures, "Eu Fico Loko" chega aos cinemas com a promessa de agradar aos fãs de Christian e de provocar aqueles desconfiados de uma cinebiografia de um menino nascido em 1994. O diretor joga a bola para o público. "Quem assistir, julga se vale ou não essa jornada."

Veja o trailer de "Eu Fico Loko"

UOL Entretenimento