Topo

Mesmo com debate sobre igualdade de gênero, número de diretoras cai em 2016

Jodie Foster dirige o ator Jack O"Connell em "Jogo do Dinheiro" - Divulgação
Jodie Foster dirige o ator Jack O'Connell em "Jogo do Dinheiro" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/01/2017 17h32

Nunca antes a igualdade de gênero foi tão discutida no cinema, mas apesar de tanto textão, debate e discurso sobre o tema, 2016 terminou com menos mulheres por trás dos grandes sucessos de Hollywood.

Segundo relatório anual do Centro de Estudos de Mulheres na Televisão e Cinema, divulgado pela Universidade de San Diego, houve uma queda de 2% no número de diretoras mulheres, e apenas 7% dos 250 filmes com maior bilheteria no ano contaram com uma profissional do sexo feminino na direção.

Entre elas, poucos destaques, como “Jogo do Dinheiro”, de Jodie Foster, “Milagres do Paraíso”, de Patricia Riggen, e "Como Eu Era Antes de Você", de Thea Sharrock.

Os resultados chegam após dois anos de debate sobre a falta de oportunidades e a desigualdade de salários nos grandes estúdios, uma conversa que atraiu artistas como Jennifer Lawrence, Natalie Portman, Elizabeth Banks, Jessica Chastain, entre outras estrelas.

"As descobertas indicam que as mulheres que dirigem filmes realmente perderam terreno em 2016", disse a diretora do Centro, Martha Lauzen, em um comunicado. "As mulheres que trabalham em papéis chave nos bastidores ainda não se beneficiaram do diálogo atual sobre diversidade e inclusão na indústria cinematográfica".

Fora da câmara, as mulheres respondem por 13 % das roteiristas, 17% dos produtores executivos, 24% dos produtores e 17% dos editores.

As diretoras de fotografias (5%) avançaram dois pontos percentuais. Enquanto as roteiristas e produtoras estacionaram em relação a 2015.