Topo

Novo documentário de João Moreira Salles estreia no Festival de Berlim

Cena do documentário  "No Intenso Agora", de João Moreira Salles - Divulgação/Videofilmes
Cena do documentário "No Intenso Agora", de João Moreira Salles
Imagem: Divulgação/Videofilmes

Do UOL, em São Paulo

17/01/2017 15h12

A estreia mundial do documentário "No Intenso Agora", escrito e dirigido por João Moreira Salles, ocorrerá no próximo Festival de Cinema de Berlim, entre os dias 9 e 19 de fevereiro. O filme será exibido dentro da mostra Panorama.

Salles lançou seu último documentário, "Santiago" há dez anos. "Apesar da distância, tenho a impressão de que são filmes aparentados. Não me refiro apenas ao aspecto pessoal dos documentários, mas também ao modo como eles foram realizados", escreveu o diretor em um comunicado divulgado à imprensa. "'Santiago talvez seja sobre o pai, enquanto 'No Intenso Agora' é sobre a mãe", completou.

O documentário, produzido pela Videofilmes, reúne cenas históricas ocorridas na década de 60 na China, na França e no Brasil. Da China, vieram imagens adquiridas a partir da descoberta de filmes caseiros rodados em 1966 durante a fase inicial da Revolução Cultural.

Da França, os vídeos são da revolta estudantil em maio de 1968. Do mesmo ano, também há imagens da Tchecoslováquia, quando forças soviéticas puseram fim à Primavera de Praga e de protestos no Rio de Janeiro.