Topo

Empresa que forneceu cão para filme diz que vídeo foi editado para enganar

Do UOL, em São Paulo

23/01/2017 20h00

A Birds & Animals Unlimited, empresa que fornece animais para gravações em Hollywood, se pronunciou nesta segunda-feira (23) sobre o vídeo dos bastidores de "Quatro Vidas de Um Cachorro", divulgado na última quarta-feira pelo site TMZ.

A empresa forneceu o pastor alemão Hercules, que protagonizou a polêmica cena do filme de Lasse Hallström, mesmo diretor de "Sempre ao Seu Lado". O vídeo mostra um adestrador aparentemente forçando o cão a entrar em águas turbulentas. Aparentemente assustado e se recusando a entrar na água, ele é colocado pelo homem para dentro do reservatório.

O comunicado foi divulgado logo após a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), entidade que defende tratamento ético aos animais, pedir boicote ao filme e prometer ações nas portas dos cinemas. "A Peta pede que os amantes de cachorros boicotem o filme para que seja enviada a mensagem de que os animais devem receber tratamento humanitário", diz um comunicado da entidade.

O tom do comunicado da Birds & Animals é o mesmo do divulgado na última sexta-feira por W. Bruce Cameron, o autor do livro que deu origem ao filme. A empresa diz que o animal só hesitou entrar na água por ter sido colocado em um local do tanque em que não havia ensaiado antes.

A empresa também sugere que o vídeo foi editado para enganar usando a expressão "falsamente editado", e diz que a frase "apenas o jogue na água", que pode ser ouvida ao fundo do vídeo, não foi dita por uma pessoa responsável pelo cachorro. "Haviam muitas pessoas no set e não foi ninguém com qualquer autoridade sobre Hercules". 

A empresa também esclarece o take final do vídeo, dizendo que a cena em que o cão aparece mergulhado foi uma sequência do pulo bem sucedido do animal do local de onde ensaiou, e não uma continuação da tentativa de inserí-lo na água pela lateral do tanque.

"Quando o cão alcança a parede, ele fica rapidamente submerso e um mergulhador e o treinador o empurram para a superfície. Assim que os treinadores o tiraram da água, Hercules se chacoalhou para secar os pelos e balançou o rabo (sinal de alegria que os cães emitem)".