Topo

Ryan Gosling canta, dança e toca piano? Investigamos o passado do ator

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 12h23

Ryan Gosling definitivamente é o novo queridinho de Hollywood. Depois de levar o Globo de Ouro de melhor ator, ele agora está indicado ao Oscar 2017 na mesma categoria. Tudo por causa de sua atuação em "La La Land - Cantando Estações", filme recordista de indicações (14, no total) que traz o ator como um pianista de jazz, que também compõe, canta e dança sapateado.

É muita tarefa e talento para uma pessoa só. E como no universo de Hollywood tudo pode ser mágica, surgiram as dúvidas: ele realmente canta, dança e toca piano? Será tudo isso pura encenação acobertada por dublês? As respostas para essas questões podem estar no passado do ator.

Sim, ele dança desde criança

O vídeo abaixo mostra o ator canadense aos 12 anos de idade participando de uma competição de dança em seu país em 1992. Em entrevista ao apresentador Graham Norton, Gosling brincou que teve que deixar a carreira de dançarino por ser um negócio assassino, de competição acirrada. Suas principais concorrentes na ocasião eram duas irmãs gêmeas que sapateavam e mostravam o dedo do meio para ele enquanto ele dançava. "Eu fiz de tudo para ganhar aquele troféu", disse ele, sem revelar se venceu ou não a disputa.



Sim, ele canta desde o Clube do Mickey

Que Gosling foi um dos integrantes do Clube do Mickey --quase-- todo mundo já sabia. Ele entrou para a turma em 1993, mesma época em que também faziam parte Justin Timberlake, Britney Spears e Christina Aguilera. Aqui neste vídeo abaixo ele aparece aos 13 anos, ao lado de Timberlake, JC Chasez (sim, aquele do 'N Sync) e Dale Godboldo cantando "Cry For You", de Jodeci. Note como ele já mostrava que sabia fazer muito mais do que um passinho sexy.

Sim, ele já tocava piano (mas treinou muito para "La La Land")

Estudante de canto desde pequeno, não é de se estranhar que Gosling tenha montado uma banda e ganhado reconhecimento por isso. Em 2009, ele e o amigo e músico Zach Shields gravaram o primeiro (e único até agora) álbum da banda Dead Man's Bones, que foi bem recebido na cena rock e indie --o disco recebeu um respeitado 7.1 de aprovação no site de música Pitchfork. No duo, Gosling cantou e tocou piano, guitarra, baixo e violoncelo. No vídeo abaixo, ele executa no piano o single "In The Room Where You Sleep".

Ok, podemos ver que o nível de habilidade dele nem chegava perto do que era preciso para "La La Land". Em entrevista recente, o diretor do filme, Damien Chazelle, disse que Gosling treinou seis dias por semana, por pelo menos 2 horas, durante quatro meses. Ao final do intensivão, ele estava em um nível muito mais avançado do que precisava e, por isso, todas as canções do filme com piano foram realmente tocadas pelo ator. Sim, aquelas mãos no filme são dele!

Sim, ele também toca ukulele

Espere, tem mais: no filme tristonho "Namorados Para Sempre", de 2011, Gosling até tentou nos convencer de que não sabia dançar nem cantar direito --é só ver esta cena abaixo. E, então, ele começa a tocar lindamente "You Always Hurt the One You Love" no ukulele para a personagem de Michelle Williams. Bem, depois de "La La Land", o truque de Gosling agora vai ser fingir que não sabe nem cantar, dançar ou tocar algum instrumento.