Topo

Pela 5ª vez Harrison Ford se envolve em incidente aéreo; relembre os outros

O ator Harrison Ford pilotando o avião PT-22, em Venice, Califórnia, no dia 26 de fevereiro de 2015 - Grosby Group
O ator Harrison Ford pilotando o avião PT-22, em Venice, Califórnia, no dia 26 de fevereiro de 2015
Imagem: Grosby Group

Do UOL, em São Paulo

15/02/2017 08h30

Pela 5ª vez desde 1999, Harrison Ford, 74, que é um experiente piloto de aviões, se envolveu em um incidente aéreo. E sobreviveu. Na noite desta segunda-feira (13), o ator pousou seu avião em uma pista errada do aeroporto John Wayne, em Orange County, e quase causou um acidente "potencialmente sério", segundo informações do canal de TV NBC News.

O ator recebeu as instruções de pouso corretas, porém na hora de pousar, ele passou por cima de um Boeing 737, com 110 passageiros e seis tripulantes. O avião aguardava para usar a mesma pista e não sabia que Harrison estava aterrissando ali. Ford é dono de uma coleção de aviões antigos.

Conhecido por interpretar os personagens Indiana Jones e Han Solo, o ator logo percebeu que algo estava errado e perguntou pelo rádio se "era para esse avião estar embaixo de mim?". Pousar na pista errada é uma violação grave de segurança e poderá rendar uma punição que poderá ir de advertência até perda da licença para pilotar.

O ator tem aproximadamente cinco mil horas de voo. Com três mil horas, um piloto já pode ser considerado experiente. Ele tem habilitação para pilotar bimotores, monomotores e helicópteros.

Embora potencialmente grave, este não foi o mais complicado problema no ar em que ele se meteu. Relembre outras situações aéreas que parecem ter saído de algum filme de Hollywood, mas que ocorreram de verdade com Harrison Ford.

1. Queda de helicóptero

Ford começou seus treinamentos para piloto ainda na década de 50, com vinte e poucos anos, bem antes de ser famoso. Porém, o primeiro incidente aéreo grave com o ator ocorreu em 1999. Na ocasião, Ford fez um pouso de emergência após o motor do helicóptero falhar em Ventura County, na Califórnia. Embora a aeronave tenha capotado diversas vezes e ficada destruída, nem o ator nem o instrutor se feriram.

2. Pouso de emergência

Um ano depois, em 2000, Harrison Ford pilotava um Beechcraft Bonanza quando foi forçado a fazer um pouso de emergência no Lincoln Municipal Airport, em Nebraska. Ele estava acompanhado de um passageiro, porém, mais uma vez, ninguém se feriu. A aeronave ficou com uma asa quebrada após esbarrar no chão.

3. Herói de verdade

A "carreira" de Harrison Ford na aviação não é feita só de acidentes. O ator já pilotou seu helicóptero duas vezes em operações de busca e resgate. A primeira foi em 2000, próximo à sua residência em Jackson Hole, no Wyoming. Ele resgatou um caçador desidratado em Table Mountain, em Teton County, e voou com ele até o hospital. Em 2001, ele resgatou um escoteiro de 13 anos que tinha se perdido no Parque Nacional de Yellowstone.

4. Acidente grave

Harrison Ford sofreu seu acidente mais grave em 2015, quando fez um pouso de emergência em um campo de golfe em Los Angeles após a aeronave sofrer problemas mecânicos. Na ocasião, ele quebrou um braço e teve cortes na cabeça. Ele pilotava um avião de treinamento vintage da Segunda Guerra Mundial.