Topo

Brasileiro "Pendular" ganha prêmio dos críticos no Festival de Berlim

Cena do filme "Pendular", de Júlia Murat - Divulgação
Cena do filme "Pendular", de Júlia Murat Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/02/2017 10h01

O filme brasileiro "Pendular", da carioca Julia Murat, foi eleito pela Federação Internacional dos Críticos de Cinema (Fripresci) como o melhor filme da mostra Panorama do Festival de Berlim 2017.

Os críticos elogiaram a "excelente qualidade visual" e "força narrativa" do filme. Co-produção Brasil, Argentina e França, o longa aborda o relacionamento entre uma dançarina e um escultor boêmios à beira da meia-idade.

Ao receber o prêmio, Murat afirmou que após dias falando sobre política -- ela foi uma das cineastas que assinou carta em protesto ao governo de Michael Temer -- falaria sobre "afeto" e dedicou o troféu ao crítico José Carlos Avellar, morto em 2016.

Ao ser anunciada para integrar a segunda mostra mais importante do festival, Murat foi chamada de “uma verdadeira descoberta”.

"Pendular" é uma das 12 produções brasileiras selecionadas para o festival alemão este ano. "Joaquim", de Marcelo Gomes, concorre ao Urso de Ouro, maior prêmio da mostra principal. A última vez que o Brasil conquistou o troféu foi em 2008, com "Tropa de Elite".

"Joaquim", que desconstrói o mito de Tiradentes, vai enfrentar "On Body and Soul", do húngaro Ildikó Enyedi, que saiu com três prêmios no júri paralelo pela manhã (melhor longa da competição pela Fipresci, pelo júri ecumênico e pelo jornal 'Berliner Morgenpost'). 

O chileno "Una Mujer Fantástica', de Sebastían Lelio, saiu com o prêmio Teddy, dedicado a obras LGBT, e menção especial do júri ecumênico.

O Brasil esteve em peso na Panorama, mas não ganhou mais nenhum prêmio. Além do filme de Murat, foram exibidos "No Intenso Agora", primeiro filme do documentarista João Moreira Salles (de "Santiago") em dez anos; "Vazante", estreia solo de Daniela Thomas; “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky; e o curta de animação "Vênus - Filó, a Fadinha Lésbica", do mineiro Sávio Leite.