Topo

Oscar pede desculpas após usar foto de produtora viva em homenagem a mortos

Organização do Oscar erra e usa foto de produtora viva em homenagem a profissionais mortos - Reprodução
Organização do Oscar erra e usa foto de produtora viva em homenagem a profissionais mortos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/03/2017 16h15

A organização do Oscar publicou um pedido de desculpas, depois de ter usado a foto de uma produtora, viva, durante o segmento In Memorian, que homenageia os profissionais do cinema mortos no ano anterior.  O pedido de desculpas foi feito através das redes sociais e o vídeo, corrigido, dois dias depois da confusão.

"Pedimos sinceras desculpas à produtora Jan Chapman, cuja foto foi erroneamente usada no Oscar 'in memoriam', escreveu a organização. "Janet,  membro da academia e com quatro oscars, era amada em nossa comunidade. Nossas sinceras desculpas e condolências à família", finalizou.

A imagem correta de Janet Patterson foi colocada na publicação e o link, com o vídeo já corrigido, também.

Janet Patterson, uma figurinista australiana indicada quatro vezes ao Oscar (por “O Piano”, “Retratos de Uma Mulher”, “Oscar e Lucinda” e “O Brilho de Uma Paixão”), morreu em outubro de 2016.

Seu nome e seu cargo no segmento estavam corretos, mas a foto usada era, na verdade, da produtora australiana Jan Chapman. Em declaração à revista “Variety”, Chapman lamentou o erro.

“Eu fiquei arrasada com o uso da minha foto no lugar da minha grande amiga e colaboradora de longa data Janet Patterson”, disse ela, na ocasião.

“Eu pedi para a agência dela checar qualquer fotografia que pudesse ser usada e soube que a Academia disse a eles que estava tudo certo. Janet era uma pessoa linda, quatro vezes indicada ao Oscar, e é decepcionante que esse erro passou. Eu estou viva, bem e continuo na ativa”.