Topo

Oito coisas que você precisa saber sobre "Viva", nova animação da Pixar

James Cimino

Colaboração para o UOL, em San Francisco (EUA)

29/03/2017 14h58

As caveiras mexicanas vão ganhar sua própria animação. "Viva: A Vida É uma Festa" só chega aos cinemas em janeiro de 2018, mas os fãs da Pixar já podem conferir o primeiro trailer dublado. No vídeo, uma disputa por um osso entre um cão e um fantasma causa a maior confusão na cidade onde vive Miguel, o protagonista do filme. Assista no topo da página.

No filme, Miguel é um menino de 12 anos que quer ser um músico famoso, mas sua família desaprova a ideia. No meio do caminho, o garoto ainda vai se deparar com um mistério de mais de cem anos, envolvendo o contato com o mundo dos mortos. A reportagem do UOL esteve nos estúdios da Pixar para conhecer os detalhes da produção.

1 - Todos os personagens são mexicanos e, mesmo falando inglês, parecem e agem como mexicanos. Tudo isso porque um dos co-diretores (Adrian Molina) e o diretor de arte dos personagens (Daniel Arriaga) são descendentes de mexicanos. "Peguei as fotos da minha família e comecei a fazer caricaturas dos meus parentes. Então mostrei para outros latinos do estúdio e eles diziam: 'É meu tio! É minha avó!'"

2 - O herói da história é o menino Miguel. Ele é de uma família que fabrica sapatos, mas que, fugindo ao estereótipo do mexicano, baniu qualquer tipo de música de suas casas por várias gerações. Miguel, no entanto, é louco por música e toca violão escondido.

3 - O filme usa o feriado mexicano do Día de Los Muertos para falar da tradição de contar para as novas gerações as histórias de seus antepassados. Por isso, os principais personagens --depois de Miguel-- são sua avó (Abuelita) e sua bisavó (Mama Coco, que dá nome ao filme na versão original, em inglês).

4 - Como Edna Moda em "Os Incríveis" ou Dory em "Procurando Nemo", "Viva: A Vida É uma Festa" terá coadjuvantes que roubam a cena. O primeiro deles é Dante, o vira-lata de rua (ou cholo, em espanhol) que vemos no trailer, que adotou Miguel como seu dono e o único a saber da relação do menino com a música. Dante tem uma outras características: é vesgo, sarnento, desdentado e, por isso, sua língua sempre está pendurada para fora da boca.

5 - O galã latino é parte importante nesta história. Ernesto de la Cruz é um famoso cantor e ator de cinema mexicano das antigas que inspira o menino Miguel a seguir a carreira musical. Quando Abuelita quebra o vilão do menino para impedi-lo de participar de um concurso musical, Miguel decide invadir o túmulo de Ernesto e roubar seu violão --no Día de Los Muertos. Péssima ideia, já que quem rouba os mortos em seu dia acaba indo parar na Cidade dos Mortos. Para sair de lá, Miguel precisa da bênção de um parente morto.

6 - Além de Dante, quem vai acompanhar Miguel em sua busca pelos parentes mortos é, obviamente, uma caveira mexicana. Seu nome é Hector e ele também tem uma missão na Cidade dos Mortos. Quem dubla Hector, na versão original, é o ator Gael Garcia Bernal.

7 - A Cidade dos Mortos é um cenário brilhante e colorido que está sempre em construção porque sempre estão chegando mais mortos. Ela remonta desde as pirâmides do império Asteca até a arquitetura vitoriana.

8 - É a primeira vez, em 20 anos de Pixar, que o estúdio anima esqueletos. Além de Hector, outros personagens importantes, que também são caveiras mexicanas, são os ancestrais de Miguel. A principal é Mama Imelda, que é quem dá início à saga de sua família, assim como a repulsa pela música.