Topo

Protagonista ressurge e "Prison Break" volta mais acelerada do que nunca

Michael Scofield (Wentworth Miller) e Lincoln (Dominic Purcell) se reencontram na quinta temporada de "Prison Break"   - Divulgação/Fox
Michael Scofield (Wentworth Miller) e Lincoln (Dominic Purcell) se reencontram na quinta temporada de "Prison Break"
Imagem: Divulgação/Fox

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

29/03/2017 08h05

ALERTA DE SPOILERS: Detalhes do primeiro episódio são revelados no texto

"Saudações do sistema prisional dos Estados Unidos, bitches", diz o ex-detento reformado C-Note (Rockmond Dunbar), após ele e Lincoln Burrows (Dominic Purcell), ambos visivelmente fora de forma, derrotarem, só com socos e um martelo, meia dúzia de muçulmanos barra pesada numa sequência de ação que dura uns 30 segundos.

Nem parece que faz sete anos que eles não faziam isso. E se você conseguir ignorar essa e mais uma ou duas inconsistências narrativas, seja bem-vindo ao acelerado retorno de "Prison Break". A convite da Fox, o UOL assistiu ao primeiro episódio do revival. A quinta temporada estreia mundialmente na próxima terça (4) e, surpreendentemente, os 40 minutos iniciais convencem, além de serem bem divertidos.

Michael Scofield (Wentworth Miller) em cena da quinta temporada de "Prison Break", que estreia dia 4 de abril, na Fox - Divulgação/Fox  - Divulgação/Fox
Michael Scofield (Wentworth Miller) em cena da quinta temporada de "Prison Break"
Imagem: Divulgação/Fox
A pergunta que não queria calar para quem viu o final da série em 2009 era: como Michael Scofield  (Wentworth Miller) vai voltar? Afinal, até que se provasse o contrário, o personagem estava bem morto.

O problema se resolve no melhor estilo "aceita que dói menos". Sete anos após o fim da jornada dos irmãos fugitivos, T-Bag (Robert Knepper) sai da prisão e recebe um envelope que contém uma suposta foto de Scofield e um enigma. Burrows prontamente resolve a charada e depois de violar a sepultura do irmão, sair ileso de um capotamento de carro, e arranjar dinheiro sabe Deus onde, ele vai parar no Iêmen.

O desafio da nova temporada então é estabelecido. Não basta fugir da prisão, como Scofield, Burrows e seus comparsas fizeram mais de uma vez no passado. Desta vez, os irmãos vão ter que escapar -- sem passaporte, vale lembrar -- de um país no auge de uma guerra civil.

Aliado à misteriosa mudança de identidade de Scofield, que não atende mais por seu nome e parece ter se tornado um perigoso terrorista do Estado Islâmico, o plano de fuga da nova "Prison Break" promete grandes reviravoltas. É esperar para ver se faz sentido.