Topo

Grupo asiático diz que Scarlett Johansson mentiu sobre "Ghost in the Shell"

Scarlett Johansson como a personagem Major Motoko em cena de "Ghost in the Shell" - Divulgação
Scarlett Johansson como a personagem Major Motoko em cena de "Ghost in the Shell" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

31/03/2017 14h50

Um grupo de mídia que responde por americanos asiáticos acusa Scarlett Johansson de mentir sobre a polêmica de seu novo filme, "Ghost in the Shell", que no Brasil ganhou o nome de "Vigilante do Amanhã". Em várias entrevistas a atriz nova-iorquina declarou que sua personagem, a protagonista do filme baseado em um mangá, é um ciborgue, e, portanto, teria uma identidade neutra, sem raça definida. "Diversidade é importante em Hollywood e eu jamais iria aceitar um papel que fosse ofensivo", explicou.

Desde que foi anunciada como protagonista do filme, iniciou-se uma polêmica sobre o embranquecimento da personagem interpretada por Scarlett, que na história original seria uma oriental, e não caucasiana como a atriz. 

"Embora as pessoas que defendem Scarlett Johansson no papel aleguem que tanto o mangá original de 1989 quanto o filme japonês de 1995 eram vagos sobre a identidade étnica original da personagem antes que seu cérebro fosse colocado no corpo de um ciborgue, este filme prova que ela era japonesa; o nome real dela era Motoku Kusanagi (antes de virar a Major Mira Killian) ", disse o grupo em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (31). "Então, quando a atriz diz que 'nunca tentaria interpretar uma pessoa de uma raça diferente', obviamente ela estava mentindo", conclui o grupo.

E a reclamação não ficou restrita à personagem principal. O Media Action Network for Asian Americans (MANAA) também desaprovou a escolha de Michael Pitt para o papel de Kuze, que "originalmente se chama Hideo, o que significa que ele também era japonês."

"Aparentemente, em Hollywood, o povo japonês não pode mais interpreTAR japoneses", disse o presidente da MANAA, Robert Chan, sobre o elenco. "Não há razão para que Motoku ou Hideo não pudessem ter sido retratados por atores japoneses ou asiáticos em vez de Scarlett Johansson e Michael Pitt. Nem sequer conseguimos ver o como eles eram em suas identidades humanas originais - houve embranquecimento."